Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2007 - 21h41

Lula afirma que governo estuda trocar dívida de universidades por bolsas

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o governo estuda uma forma de "resolver" o problema do endividamento de universidades privadas. Sem detalhar a proposta, o presidente disse que o governo quer as entidades troquem suas dívidas por bolsas de estudo.

"[Alberto] Goldman [vice-governador de São Paulo], nós queremos resolver o problema das dívidas das universidades privadas, trocando a dívida por uma bolsa [de estudo]. Tem universidade que deve há dez, 15 anos, para o governo. Não vai pagar mais. Então, se não dinheiro, pague com uma bolsa. Nos entregue de volta um doutor, nos entregue de volta uma pessoa formada", disse o presidente, após participar da inauguração de um call center da empresa Atento, na cidade de São Paulo.

Para uma platéia majoritariamente jovem, o presidente também prometeu aumentar o alcance do Prouni (do Programa Universidade para Todos) e disse que neste aumento, pretende contemplar mais 100 mil estudantes neste ano.

A proposta de "bolsa" por "dívida" pode fazer parte de um pacote de propostas preparada pelo Ministério da Educação e que deve ser anunciado em março, o chamado "Plano Nacional da Educação". O presidente Lula, no entanto, não confirmou essa vinculação durante o seu discurso.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ensino superior

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página