Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2007 - 16h17

Serra diz que polícia está empenhada em reintegração pacífica na USP

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio de Janeiro

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse não ter feito nenhuma recomendação específica à Polícia Militar sobre a retomada do prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) e afirmou que a polícia quer a saída pacífica dos estudantes.

Os universitários ocupam a reitoria desde o último dia 3. A ordem para a desocupação do prédio foi expedida pela Justiça no dia 16 e, desde a última sexta-feira (18), a tropa de choque prepara a ação de reintegração de posse, que pode ocorrer na quinta-feira (24).

Mesmo com a determinação da Justiça, os alunos permanecem no prédio nesta quarta-feira.

"A polícia está empenhada para que haja uma solução pacífica, não se trata de confronto entre facções inimigas nem nada. Trata-se da universidade", afirmou o governador.

Serra disse que a decisão judicial foi transmitida diretamente à polícia e que "não é um assunto de governo". "O juiz transmitiu à polícia a determinação de reintegração com todas as devidas cautelas e a polícia está fazendo o máximo esforço para que a saída de estudantes aconteça pacificamente", disse Serra.

Em assembléia realizada na noite de terça-feira (22), os estudantes decidiram manter a ocupação. Antes, a reitora da USP, Suely Vilela, esteve reunida com representantes dos alunos que ocupam o prédio e afirmou que não negociará mais com os ocupantes.

Vilela se comprometeu a aceitar algumas reivindicações dos estudantes --café da manhã e almoço aos domingos; ônibus no campus aos finais de semana; e reestudo do prazo de júbilo-- com a condição de que eles deixem a reitoria imediatamente.

Ela também se encontrou com o comandante do Policiamento de Choque. Após a reunião, o coronel voltou a afirmar que a PM espera uma desocupação pacífica por parte dos alunos. Os estudantes montaram barricadas no local, com móveis e pneus.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página