MEC muda regras para beneficiar alunos com o Fies
da Folha OnlinePara participar do programa de Financiamento Estudantil as instituições de ensino superior deverão criar uma Comissão Permanente de Seleção para o Fies, formada por dois representantes dos estudantes, dois da direção e um do corpo docente.
O objetivo da mudança é dar transparência ao processo de escolha dos alunos financiados. "Nosso objetivo é garantir ao aluno que a escolha seja a mais transparente possível", explica o coordenador do programa, Floriano Pesaro.
A comissão vai ficar responsável por convocar e entrevistar os alunos pré-selecionados pelo MEC e acompanhar o seu rendimento ao final de cada semestre. "Para participar do Fies, o aluno deve ser aprovado em 75% das disciplinas cursadas", afirma Pesaro.
O prazo de adesão das universidades começa hoje e vai até o dia 9 de fevereiro. O MEC só financia cursos que tiveram bom desempenho no Exame Nacional de Cursos, o provão.


