Funcionários e alunos da USP protestam hoje na av. Paulista
da Folha de S.Paulo
Os estudantes e funcionários da USP, que bloquearam por cinco horas uma avenida na zona oeste há duas semanas, anunciaram para a tarde desta sexta-feira um protesto o que deve afetar o trânsito no centro da cidade de São Paulo.
A manifestação, organizada pelos alunos e trabalhadores que invadiram há 43 dias a reitoria da USP, terá início às 14h, no principal centro comercial do país: a avenida Paulista.
A caminhada sai do Masp e segue pela rua da Consolação até a Secretaria de Ensino Superior, na rua Guaianases.
Além de protestar contra os decretos publicados pelo governador José Serra relacionados à autonomia das universidades públicas, os manifestantes vão pedir a extinção da secretaria criada pelo tucano.
Os alunos --que aprovaram um indicativo de desocupação do prédio da reitoria na última terça-feira-- ainda não apresentaram um documento com propostas à reitora Suely Vilela.
Não há uma previsão de quando haverá uma reunião para discutir a saída do prédio. Na Unicamp, depois de quase um mês em greve, os professores aceitaram o reajuste de 3,37% do governo e suspenderam a paralisação. Eles retomarão as aulas na segunda-feira. Alunos e funcionários continuarão parados.
UFRJ
Cerca de 250 estudantes invadiram ontem a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro contra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação. Os invasores dizem que a adesão da universidade ao programa está sendo imposta sem uma discussão com os estudantes e os professores.
Uma reunião ocorre às 13h de hoje entre o grupo e representantes da reitoria.
Leia mais
- Manifestantes e PM entram em confronto em SP; motoristas devem evitar região
- Profissionais da educação e estudantes realizam ato na Paulista
- Estudantes enviam carta à reitora da USP sem citar propostas
- Estudantes da USP fazem assembléia e sinalizam desocupar reitoria
Especial


