Manifestantes e PM entram em confronto em SP; motoristas devem evitar região
CLAYTON FREITAS
da Folha Online
Os integrantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), professores, estudantes e funcionários das universidades públicas paulistas --USP, Unesp e Unicamp-- que participavam de um protesto na tarde desta sexta-feira entraram em confronto com a PM (Polícia Militar) na avenida Paulista, no centro de São Paulo. Toda a pista sentido Consolação da avenida estava interditada, às 16h.
No mesmo horário, a Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), da PM, tentava devolver os manifestantes às duas faixas anteriormente reservadas para a passeata com uma fila de aproximadamente cem motos. Alguns motoboys e motoristas tentaram invadir a pista sentido Paraíso para fugir do bloqueio. A via, porém, também estava congestionada, devido à curiosidade de quem passava pelo local.
Os manifestantes começaram a se concentrar no vão livre do Masp, na Paulista, às 12h. Às 15h50, parte deles iniciou uma passeata para a Secretaria de Ensino Superior do Estado, na rua Guaianases, também no centro. O trajeto será avenida Paulista, rua da Consolação --os manifestantes deverão ocupar o corredor de ônibus, à esquerda--, rua Amaral Gurgel, avenida Duque de Caxias e, finalmente, rua Guaianases.
Alternativas
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os motoristas que vão em direção ao centro velho da cidade devem seguir pelas ruas 13 de Maio, Cincinato Braga, Antônio Carlos e Augusta. No sentido zona sul não deve haver lentidão.
Para os motoristas que sobem a avenida Rebouças em direção à Consolação, a CET indica que eles sigam pela alameda Santos e, então, pelas ruas Bela Cintra e Augusta. Para quem sai da Rebouças com destino ao Pacaembu, o caminho é o túnel Noite Ilustrada.
Para a CET, as interdições provocadas pela manifestação devem causar lentidão até a avenida Francisco Morato e a rua Bernardino de Campos, no Paraíso.
Por hora, de acordo com técnicos da CET, cerca de 8.400 veículos passam pela pista sentido Consolação da Paulista.
Leia mais
- PM reforça segurança na Secretaria de Ensino Superior durante protesto
- Profissionais da educação e estudantes realizam ato na Paulista
- Estudantes enviam carta à reitora da USP sem citar propostas
- Estudantes da USP fazem assembléia e sinalizam desocupar reitoria
Especial

