Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2007 - 20h07

Professores da Fundação Santo André entram em greve e pedem saída de reitor

Publicidade

GABRIELA QUINTELA
Colaboração para a Folha Online

Em assembléia na tarde deste sábado, os professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário Fundação Santo André decidiram suspender as aulas e pedir a saída do reitor.

A paralisação é um protesto contra a reitoria da instituição, que na noite de quinta-feira (13) chamou a Polícia Militar para coibir um protesto contra aumentos de mensalidades do qual participavam cerca de 300 estudantes.

Na próxima terça-feira (18), os professores devem ir à Câmara Municipal de Santo André e solicitar que os vereadores abram CPI para investigar irregularidades na administração do atual reitor, Odair Bermelho.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) deve entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública para avaliar os procedimentos da PM durante a operação.

A polícia já afastou o comandante da operação realizada na reitoria, o tenente-coronel Jairo Bonifácio. A corporação afirmou em nota que instaurou um inquérito policial militar para apurar possíveis abusos ocorridos durante a ação.

Reajustes

Uma professora da faculdade que não quis se identificar afirmou que os reajustes nas mensalidades foram "abusivos". De acordo com a professora, foi aprovado reajuste de 98,8% na mensalidade do curso de Física. Em nota de esclarecimento, a Fundação Santo André afirma que "a informação de que foram aprovados reajustes de até 126% nas mensalidades dos cursos para 2008 não tem fundamento".

A respeito da presença da polícia no campus, a instituição afirmou que "foram tomadas as medidas cabíveis para a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas e para a preservação do patrimônio da instituição".

A fundação mantém um Instituto de Políticas Públicas de Segurança, o Insefusa, que ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página