Prova de português abre hoje 2ª fase do vestibular da Fuvest
FERNANDA CALGARO
da Folha de S.Paulo
Mais de 37 mil vestibulandos irão participar da segunda fase da Fuvest, que começa hoje, às 13h, com o exame de português (inclui redação), obrigatório para todos os candidatos, independentemente da carreira.
A prova, com dez questões discursivas de interpretação de textos, gramática e literatura, valerá 40 ou 80 pontos --de acordo com a carreira. A redação, que deve ser uma dissertação em prosa, corresponde à metade da nota da prova.
O tema da redação deve seguir a tendência de anos anteriores e versar sobre algo abstrato, na avaliação de professores ouvidos pela Folha. Em geral, são dados textos de apoio. No ano passado, foi sobre amizade e, no anterior, o tema foi o trabalho.
Em cada carreira haverá, além de português, até mais três provas, que variam conforme o curso. Amanhã, a prova é de história ou química. Geografia ou biologia será na terça-feira, dia 8. Física acontece na quarta, dia 9, e o vestibular termina na quinta, dia 10, com matemática.
A recomendação é não deixar nenhuma questão em branco, pois a banca examinadora considera as respostas parcialmente corretas. As notas de cada questão podem variar de 0 a 4. Os corretores não sabem a identidade do dono da prova.
Os candidatos concorrem a 10.302 vagas na USP, a 100 na Santa Casa de São Paulo e a 150 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
A Fuvest recomenda que o vestibulando antecipe por precaução a sua chegada ao local de prova hoje porque há previsão de chuva na hora da prova.
As provas serão realizadas em 39 escolas: 18 na Grande São Paulo e 21 no interior. Os portões serão abertos às 12h30.
O fechamento acontecerá às 13h, quando começará a prova. O candidato só poderá deixar a sala do exame a partir das 15h. O tempo máximo de prova é de quatro horas. É necessário apresentar o original do documento de identidade.
Mais informações poderão ser obtidas no Disque Fuvest (0/xx/11/3093-2444) ou no site www.fuvest.br.
Leia mais
- Última etapa da Fuvest começa neste domingo
- Resposta parcialmente certa é aceita em vestibular
- Professor Pasquale mostra curiosidades e dúvidas da língua portuguesa
Especial

