Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2001 - 13h39

Entidades estudantis divulgam manifesto contrário ao provão

da Folha Online

As executivas de diversos cursos divulgaram hoje um manifesto de críticas ao provão (Exame Nacional de Cursos), que será realizado neste próximo domingo. O documento aconselha que todos os estudantes boicotem a avaliação.

Segundo o documento, o provão é falho e não avalia as instituições. "A avaliação institucional deve ser um instrumento do qual a instituição avaliada participe, para se conhecer melhor e entender suas falhas, seus acertos e saber o que fazer para se superar", diz o documento.

As entidades afirmam ainda que "objetivo do provão não é o aperfeiçoamento do ensino superior no Brasil, mas sim, a distribuição de conceitos vazios e a produção de um ranking. O Ministério se exime do papel de garantir ensino superior de qualidade para a população e coloca-se na posição de um xerife, que observa de longe, como se não coubesse a ele interferir nesse processo".

A atitude do MEC, de premiar com bolsas de mestrado os estudantes melhor classificados no provão, também é criticada, pois, segundo os estudantes, "desvirtua a idéia de avaliação institucional".

Entre as entidades que assinam o manifesto estão: Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social), Denem (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), Feab (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil), Conep (Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Psicologia), Exnepe (Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia), Enev (Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária) e Exnel (Executiva Nacional dos Estudantes de Letras).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página