Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2001 - 18h10

Alunos de jornalismo da UFMG decidem boicotar provão

da Folha Online

Os alunos de jornalismo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) anunciaram hoje que vão boicotar ao provão, o Exame Nacional de Cursos, que acontece neste domingo.

Com o boicote, que consiste na devolução da prova em branco, os alunos pretendem questionar a avaliação do MEC (Ministério da Educação).

Segundo a estudante Marina Torres, o provão "não é uma avaliação adequada e tem um formato questionável. O ranking entre as escolas desrespeita as especificidades dos cursos e a prova cobra uma formação voltada para o mercado, deixando de lado a crítica e a extensão da pesquisa".

De acordo com o comunicado enviado pelos alunos de jornalismo da UFMG à imprensa, "o exame não aponta quais os problemas de cada curso e quais melhorias são necessárias. A avaliação não tem caráter transformador e sim punitivo, ameaçando com o fechamento de escolas".

No comunicado, os alunos criticam o pedido de recredenciamento curso em 2000, após ter sido avaliado como insuficiente pela Avaliação de Condições e Oferta, feita pelo MEC, apesar do conceito A obtido pelos estudantes e de mudanças curriculares implementadas no curso.

"Os formandos em jornalismo da UFMG não fazem questão de manter o conceito A enquanto o curso passa por enormes dificuldades, com quadro insuficiente de docentes, falta de verbas e ameaça de suspensão de habilitações (Publicidade e Relações Públicas). Consideram o momento importante para reforçar e difundir a discussão sobre os problemas da Comunicação Social e da universidade em geral, que está sendo sucateada", diz o comunicado.

As informações são da Agência PontoEDU.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página