Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2001 - 22h25

Provão deve separar licenciaturas de bacharelados

da Folha Online

O provão deste ano deve separar os cursos de licenciatura dos de bacharelado.

A informação foi dada hoje pelo coordenador do Exame Nacional de Cursos, Tancredo Maia Filho, em evento promovido pela Folha Online no bate-papo do UOL

"A sugestão de separar as licenciaturas dos bacharelados está sendo estudada e é possível que já neste ano tenhamos uma separação entre os dois na divulgação dos resultados", disse o professor.

A declaração de Maia foi dada em resposta a uma estudante que criticou a aplicação de provas iguais para cursos de conteúdos diferentes. Apesar da separação, neste ano os estudantes de bacharelado e licenciatura de uma mesma área ainda farão a mesma prova.

Durante o bate-papo, o professor respondeu a dúvidas e críticas de diversos alunos sobre o exame, que será realizado no próximo domingo (10).

Maia rebateu diversas críticas à fórmula de distribuição de notas do provão, com critério que leva em conta a média da nota dos cursos, e não o valor absoluto da nota obtida pelos alunos. "Por enquanto este critério ainda atende o objetivo de discriminar [separar] os cursos de bom desempenho dos de baixo desempenho."

O professor criticou as faculdades que fazem cursinhos para os formandos enfrentarem o provão. "A faculdade que faz cursinho para o provão está dando uma declaração pública de que seu curso não foi bem dado. É uma forma errônea de investimento. É importante investir em projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e equipamentos", disse.

Fies

Maia afirmou a um dos participantes do bate-papo que o MEC pode rever a decisão de proibir a concessão do financiamento estudantil, o Fies, a alunos de cursos reprovados no provão. "Esta é uma discussão que nós do provão estamos colocando junto à equipe do Fies."

A decisão do ministério no fim do ano passado gerou polêmica e a Justiça Federal de São Paulo concedeu uma liminar a entidades estudantis que entraram com um mandado de segurança no início deste ano.

Clique aqui para ler o bate-papo na íntegra.

Saiba mais sobre o provão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página