Projeto para tornar ensino médio obrigatório deve ser enviado ao Congresso no início de 2009
da Folha Online
O projeto do Ministério da Educação que quer tornar obrigatório o ensino dos quatro aos 17 anos de idade no país deve ser enviado ao Congresso no início do próximo ano, revela a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta segunda-feira da Folha de S.Paulo (a íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Para embasar o projeto, pesquisa do MEC mostra que crianças que fazem a pré-escola (dos quatro aos seis anos) têm 32% mais chances de concluir o ensino médio, afirma a coluna.
Atualmente, a lei prevê obrigatoriedade só para o ensino fundamental --de seis a 14 anos nos Estados e municípios que adotaram o ensino fundamental de nove anos, e de sete a 14 anos onde a lei não foi implantada (o prazo vai até 2010).
O problema para a implementação do projeto do MEC é que Estados e municípios não conseguem acolher, em sua totalidade, as crianças de seis anos que passaram a ter recentemente a obrigação de ir para a escola, informa a coluna.
Projeto
A proposta de ampliar a obrigatoriedade do ensino já foi encaminhada, por escrito, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ministro Fernando Haddad (Educação).
A discussão sobre a medida começou em setembro, quando o Brasil foi cobrado a adotá-la pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em reunião em Buenos Aires.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 30% das crianças de quatro a cinco anos estavam fora da escola em 2007; entre 15 e 17 anos, o percentual era de 18%.
Com Folha de S.Paulo


