Educação
02/12/2008 - 09h01

São Carlos é a universidade federal com mais inscritos

Publicidade

LUISA ALCANTARA E SILVA
da Folha de S.Paulo

Faltam só nove dias para o vestibular da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). O exame teve o maior número de inscritos entre as instituições públicas federais paulistas --30.856 candidatos, contra 23.459 na Unifesp, cujas provas para 1.633 vagas vão dos dias 17 a 19 de dezembro, e 9.463 na UFABC, cuja primeira fase do vestibular para 1.500 vagas já aconteceu.

O formato do exame não muda --continuam sendo três dias de provas, com testes, questões dissertativas e uma redação. "O nosso candidato faz questões objetivas e discursivas porque o nosso exame é de fase única", afirma Pedro Ferreira Filho, coordenador de vestibulares da UFSCar. "Buscamos selecionar da melhor maneira."

A grande novidade desta edição do processo seletivo foi o aumento do número de vagas: a oferta passou de 1.565 no ano passado para 2.577 neste ano -um crescimento de aproximadamente 65%.

Serão 1.727 vagas em 37 cursos no campus São Carlos, 620 vagas em Sorocaba e 240 vagas em Araras.

O aumento se deve à criação de 20 cursos, abertos com investimentos do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), promovido pelo MEC e que prevê a ampliação de vagas em universidades federais.

Segundo Ferreira Filho, a UFSCar já vinha aumentando a oferta de vagas, mas esta ampliação é inédita. "Nunca crescemos tanto", diz ele.

Ontem, a UFSCar abriu as inscrições para os cursos a distância, que vão até 9 de janeiro. Candidatos que tiverem comprovado ser socioeconomicamente carentes devem se inscrever a partir do dia 15 deste mês. A prova será aplicada em 1º de fevereiro.

Conselho

A dica do coordenador para a prova é responder primeiro as questões mais fáceis. "Dá autoconfiança ao vestibulando", diz ele. "Começar por questões mais complicadas pode desanimar o candidato".

Ferreira Filho também recomenda que os candidatos descansem antes do exame.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca