Educação
06/01/2009 - 20h00

Prova de biologia exigiu raciocínio e criatividade dos candidatos, dizem professores

Publicidade

da Folha Online

Criativa e bem elaborada, na opínião dos professores, a prova de biologia da segunda fase do vestibular da Fuvest --aplicada nesta terça-feira-- exigiu muito conhecimento e raciocínio dos candidatos, segundo avaliação dos professores de cursinho ouvidos pela Folha Online. Para os profissionais do Anglo e do Objetivo, o teste teve grau de dificuldade de nível médio a difícil.

Clique aqui para ver a prova de biologia
Veja a resolução das provas de biologia e geografia da 2ª fase da Fuvest

"Ela fará justiça aos alunos que estavam bem preparados. Com questões bens construídas, claras e criativas, que não deixaram dúvidas", avaliou o professor de biologia Sesar Sasson, do Anglo.

"Embora cobre conhecimento, a Fuvest mostrou que se preocupa com o que o aluno se propõe a fazer com esse conteúdo", afirmou o professor do Anglo.

O professor de biologia Constantino Carnelos, do Objetivo, também chamou a atenção para a a exigência da aplicação dos conteúdos exigidos, como na primeira questão da prova, na qual o candidato teve de interpretar um gráfico com os níveis de glicose medidos no sangue de duas pessoas e identificar qual das curvas era de uma pessoa diabética.

"É uma prova que vai selecionar realmente os melhores. Não eram questões que exigiam 'decoreba', mas o uso do raciocínio", afirmou Carnelos.

Os professores também elogiaram a distribuição dos conteúdos da prova. Segundo Carnelos, como de costume, a Fuvest não elegeu um tema predominante. "A prova de biologia da Fuvest tem uma tradição de dividir bem as perguntas: 20% das questões eram de botânica, 20% de biologia animal, 20% de genética e evolução, 20% de ecologia e 20% do conteúdo restante", disse.

O vestibular da Fuvest seleciona para 10.707 vagas --sendo 10.557 para a USP (Universidade de São Paulo), cem para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 50 para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Para a segunda fase estavam inscritos 38.606 candidatos --sendo 2.461 treineiros.

O índice de abstenção no terceiro dia de provas atingiu 6,62% (893) dos 13.481 candidatos que fizeram a prova de geografia e 7,18% (774) dos 10.779 vestibulandos que realizaram a prova de biologia.

A segunda etapa do vestibular começou domingo (4), com a prova de língua portuguesa. As provas continuam até quinta-feira (8).

Amanhã, 18.099 candidatos estão convocados para a prova de física, e os candidatos ao curso superior do audiovisual farão exame específico na Escola Politécnica, zona oeste de São Paulo. As provas continuam até quinta-feira (8).

Arte/Folha
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca