Prova de história da segunda fase da Unicamp foi bem elaborada, dizem professores
da Folha Online
A prova de história, aplicada nesta segunda-feira no segundo dia da segunda fase do vestibular 2009 da Unicamp, foi considerada bem elaborada por professores ouvidos pela Folha Online.
Hoje, dos 16.885 convocados para realizar as provas, 1.146 candidatos faltaram, totalizando 6,79% de abstenção.
Para o professor Gilberto Marone, do cursinho Anglo, a prova não foi muito complexa, com seis questões na primeira parte e cada uma delas com dois itens. "O primeiro item [de cada questão] pedia para transcrever parte do texto, não chegava a ser uma interpretação. Somente no segundo item a prova pedia reflexões sobre o texto", afirmou Marone.
A Unicamp seguiu sua tradição, segundo Marone, ao trazer questões com abordagem de temas sociais, na segunda parte da prova. "Foi uma prova adequada".
Para o professor Daily de Matos Oliveira, do colégio e cursinho Objetivo, o segundo item exigia do aluno um conhecimento específico, abrangente, mas simples.
"Isso não significa que a prova foi fácil. O candidato teve de fazer uma lista com os itens que a questão pedia. Não era necessário se aprofundar, mas tinha que colocar todo o conteúdo pedido. Foi uma prova direta", afirmou o professor.
As provas seguem até quarta-feira (14). Amanhã (13) os vestibulandos fazem provas de física e geografia. Já no último dia, os candidatos fazem provas de matemática e inglês.
As respostas deverão ser feitas no próprio caderno de questões, por isso o candidato não poderá levar o caderno. Os cadernos de questões serão disponibilizados para consultas na página eletrônica da Comvest, a partir das 18h de cada dia de prova da segunda fase.
Concorrência
O curso mais disputado neste ano é o de medicina, na própria Unicamp --78,8 candidatos por vaga, menos do que no ano passado (79,5). Na segunda fase, a concorrência para a carreira é de oito candidatos por vaga.
Ao todo, foram recebidas 49.322 inscrições para 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Apenas 35,9% dos vestibulandos que realizaram a primeira fase foram selecionados para a segunda etapa.
A Unicamp alerta que os candidatos devem levar a cédula de identidade original, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena.
Leia mais sobre o vestibular da Unicamp
- Veja a resolução das provas da segunda fase da Unicamp
- Unicamp divulga as provas deste domingo; abstenção foi de 6,29%
*Leia outras notícias da editoria de Educação
- Faltas de professor reduzem notas de aluno, diz pesquisa
- MEC divulga amanhã lista com segunda chamada de alunos para o Fies
- Universidades dos EUA "recrutam" brasileiros
Especial
- Veja o que existe em nossos arquivos sobre o vestibular da Unicamp
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

