"Pai" do Idesp critica governo de SP por divulgação do índice sem nota de alunos
da Folha Online
O pesquisador Francisco Soares, 58, um dos principais especialistas-contribuintes da Secretaria da Educação na definição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), criticou a forma escolhida pela secretaria para a divulgação das performances escolares, informa reportagem de Laura Capriglione publicada na edição desta quinta-feira da Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).
De acordo com o pesquisador, era importante que a secretaria divulgasse, junto com o resultado do Idesp, as notas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que compõem o cálculo do índice junto com o fluxo escolar.
Segundo ele, "só então saberíamos o quanto as crianças estão, de fato, aprendendo". A pasta prometeu divulgar os resultados em abril.
Soares admite que a forma escolhida para calcular o Idesp pode levar a "melhorias ilusórias". Uma escola que não tenha melhorado nem um centésimo no conhecimento adquirido pelos alunos pode apresentar resultados melhores no Idesp, bastando que ela aprove mais alunos. Com isso, o denominador da fração diminui, e o quociente geral aumenta.
Idesp
Dados divulgados ontem pelo governo paulista apontam que as escolas estaduais do ensino médio tiveram um salto de qualidade em um ano, embora continuem bem longe da meta ideal estipulada pela própria Secretaria da Educação. O ensino fundamental estagnou.
Veja o ranking das escolas estaduais da cidade de São Paulo
O resultado foi comemorado pelo governo José Serra (PSDB), mas visto com certa preocupação por educadores.
O pesquisador da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse afirma ser "preocupante uma estagnação no alicerce de toda a educação [primeira a quarta séries]" --a média da rede não avançou.
Para ele, "os resultados indicam que programas como o Ler e Escrever [que prevê material didático especial, capacitação e dois educadores na primeira série] não têm funcionado".
Leia mais sobre o Idesp
Leia outras notícias da editoria de Educação
- Serra critica secretaria após distribuição de livros de geografia com dois Paraguais
- Adolescente de 13 anos morre em escola de SP após cair e bater a cabeça
- Universidade expulsa dois alunos e suspende 7 por trote violento em Leme (SP)
Especial
- Veja o que existe em nossos arquivos sobre o Idesp
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

