Educação
23/06/2009 - 09h53

USP, Unesp e Unicamp vão aceitar só Novo Enem

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Até o ano passado, o candidato que fizesse o vestibular para a USP, a Unesp ou a Unicamp poderia escolher entre usar a nota das questões objetivas de uma das duas últimas edições do Enem para compor 20% do desempenho da primeira fase --no caso da Unesp, com as atuais mudanças do exame, 10% da nota final.

Agora, se quiser a ajuda do Enem na primeira etapa do vestibular, o aluno vai ter que fazer a nova edição da prova.

A primeira decisão partiu da USP. Depois as outras duas estaduais também afirmaram que não aceitarão a pontuação das provas anteriores do Enem no vestibular de fim de ano.

A prova do novo Enem acontece nos dias 3 e 4 de outubro. As inscrições vão até 17 de julho, pelo site www.enem.inep. gov.br/inscricao.

Quase um milhão

Até as 18h da última sexta, 932 mil estudantes já haviam se inscrito para o novo Enem. A prova, realizada pelo Ministério da Educação, é gratuita para alunos da rede pública e tem taxa de R$ 35 para quem estuda em escola particular.

O uso do Enem no vestibular é opcional. A decisão das instituições estaduais paulistas se deve às mudanças que serão aplicadas no exame do MEC --ele vai passar a ter 180 questões de caráter mais aprofundado e será usado por várias universidades federais como etapa do processo seletivo.

Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas também terão de fazer o novo Enem se quiserem a bonificação dada pela Fuvest. O bônus é de até 6% a mais, de acordo com a nota, em ambas as fases do vestibular da USP.

As três instituições estaduais de ensino afirmam que a decisão de não usar as notas das provas anteriores do Enem pode ser revista no próximo ano.

(RAFAEL SAMPAIO)

Comentários dos leitores
Valentin Makovski (180) 29/10/2009 14h08
Valentin Makovski (180) 29/10/2009 14h08
Juntando a vergonha que acompanha o ENEN, ENAD, todos os transtornos que ele proporcionou aos alunos e candidatos, eu vejo agora na parte de educação da folha esta matéria:
"Pelo menos 1.500 cadernos de exercício do aluno distribuídos pela rede estadual neste ano foram encontrados em uma caçamba de lixo ao lado da escola Eugênia Vilhena de Moraes, na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo)"
Como pode uma diretora de escola, autorizar tamanha estupidez, eu não acredito que isto ainda posso ocontecer. Tem exemplares que ainda estavam fechado, ou seja, NÃO UTILIZADOS. Caramba, não é somente livros ou cadernos de exercicios, é DINHEIRO PÚBLICO indo pro RALO. Enquanto temos municípios que não tem acesso a estes livros ou cadernos, os que tem ficam jogando no lixo. Será possível que estamos no país certo? Esta Diretora não pode ser gabaritada a ter tamanha responsabilidade, tamanho cargo de tamanha importancia, como Diretora de escola. Isto sim é uma vergonha Srs (as).
sem opinião
avalie fechar
José Altrã (2) 13/10/2009 09h43
José Altrã (2) 13/10/2009 09h43
Eu acho que esse dono de cursinho tá querendo uma midia grats. 3 opiniões
avalie fechar
Ismar Dias Ferreira (9) 09/10/2009 19h09
Ismar Dias Ferreira (9) 09/10/2009 19h09
A meu ver, o vazamento da prova do Enem é resultado da conjunção de incompetência e irresponsabilidade de um lado e bandidagem do outro (na verdade, a coisa está mais pra ladrão de galinha). Mas, como há gente que prefere valer-se de teses conspiratórias para explicar/justificar o ocorrido, saliento que o mal-feito, de tão mal feito e pelo amadorismo de seus autores, lembra muito as trapalhadas da turma dos "aloprados". Todos sabemos que o Ministro Haddad é (era!) um dos postulantes a candidato ao Governo de São Paulo pelo PT; mas, depois dessa trapalhada, tenha ele maior ou menor culpa pelo ocorrido, suas pretensões ao Palácio dos Bandeirantes fatalmente tomaram o caminho do brejo ... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (114)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca