Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2001 - 09h10

Profissões: Mundo do publicitário vai além da criação

Publicidade

FÁBIO PORTO SILVA
da Folha S.Paulo

A carreira de publicidade é associada à criatividade, a comerciais milionários, ao glamour e a muito dinheiro. Em termos, isso não deixa de ser verdade --ainda que para poucos. O mundo encantado da propaganda esconde, porém, muitos outros segredos, que passam longe do olhar desatento da maioria dos candidatos a uma vaga nas boas faculdades do ramo.

A área de criação, de maior status e a mais divulgada na mídia, é só um lado da profissão. Não por acaso é também "a mais competitiva e a que exige mais dedicação pessoal". A opinião é de Ricardo Freire, diretor de criação da Lew, Lara e criador de slogans como "Não é nenhuma Brastemp" e "Folha, não dá pra não ler".

"Há a tendência de achar que a carreira tem que ser exercida dentro da agência e, ainda, na criação. No entanto o campo é enorme fora da área de criação e principalmente fora das agências", afirma Pedro Cappeletti, diretor de criação da DM9DDB.

Uma agência envolve outras áreas como o atendimento, que é o elo entre a agência e o cliente e trata de questões como o orçamento disponível e as pesquisas de mercado. O pessoal de mídia decide quais os melhores veículos de comunicação para cada anúncio e o valor dos espaços. A área de planejamento é responsável pelos custos da produção, lançamento e exibição das campanhas.

Para o aluno interessado em publicidade, o contato com a mídia é fundamental. "Vá ao cinema, assista TV, leia jornal, ande pelas ruas, converse com as pessoas e veja o trabalho dos camelôs", sugere Jairo Carneiro, vice-presidente-executivo da ABP (Associação Brasileira de Propaganda).

A prática é fundamental para a área. "Comece a estagiar o mais rápido possível. Saiba que você vai precisar investir muito em estágios mal remunerados para aprender a profissão", diz Freire.

As empresas juniores têm justamente o papel de iniciar os alunos na vida prática da profissão. Na agência ECA Júnior, os alunos da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo) fazem anúncios para pequenas e médias empresas. O principal trabalho da ECA Júnior é a campanha da Fuvest. "Fazemos a capa do manual e os cartazes de divulgação", diz Bruno Procópio, 19, diretor de criação da empresa e aluno do 2º ano. Todos os participantes são muito jovens e estão no 1º ou 2º ano do curso.

Para a professora de publicidade da ECA, Sandra de Souza, os estudantes estão preocupados em fazer estágio muito cedo. "Hoje eles [os alunos] não se contentam apenas com a empresa júnior. Eles querem ir logo para o mercado. A empresa júnior virou um pré-estágio", diz Sandra. A professora acredita que a ansiedade prejudica a formação dos alunos: "Nessa fase deve-se dar mais atenção ao estudo. Há o tempo natural para o início da carreira".

Para Fabio Fernandes, presidente e diretor de criação da F/Nazca S&S, eleita a agência de publicidade do ano no Festival Internacional de Publicidade de Cannes de 2001 (o maior e mais prestigiado festival da propaganda mundial), o aluno talentoso é aquele que aprende a teoria, mas que também tem senso crítico para saber subverter os paradigmas, quebrar regras e inovar.

Na avaliação do diretor do curso de comunicação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Luiz Fernando Garcia, mais importante do que formar profissionais para o mercado é tentar enxergar como vai ser o mercado no futuro. "Entre as tendências está a comunicação direta, dirigida a grupos cada vez menores", afirma Garcia. O diretor chama a atenção para mercados que estão se formando fora do eixo Rio-São Paulo e para novos nichos como o marketing cultural, esportivo e ecológico.

Fovest - 27.set.2001

PROFISSÕES
  • 3º setor impulsiona carreira do publicitário
  • Saiba mais sobre a profissão

    CAPA
  • Cursos de curta duração podem ser boa opção
  • Cursos seqüenciais limitam a área de atuação
  • Universidades estaduais de SP querem criar seqüencial
  • MEC regulamentou cursos seqüenciais em 1999
  • Tire suas dúvidas sobre os cursos seqüenciais

    PROGRAMA
  • Filme capta essência do livro "A Hora da Estrela"

    RESUMÃO
  • Matemática
  • História
  • Português
  • Geografia
  • Química
  • Atualidades
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página