Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2001 - 17h25

MEC propõe a grevistas estender gratificação aos aposentados

da Folha Online

A Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, ligada ao Ministério da Educação, apresentou hoje ao Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional) uma resposta à pauta de reivindicações apresentada ao ministério, no último dia 16.

O MEC propõe aumento de 30% da Gratificação de Incentivo à Docência (GID) aos professores das escolas técnicas, agrotécnicas, Cefet's e Colégio Pedro 2º. De acordo com a proposta do ministério, a GID também será estendida aos professores aposentados, que não recebem a gratificação.

Para William Carvalho, coordenador-geral do Sinasefe, houve um avanço nas negociações uma vez que o ministério se apresentou favorável à extensão da GID aos docentes inativos, conforme estava na pauta mínima de reivindicações do sindicato.

Segundo ele, a proposta será encaminhada às bases para que elas discutam e decidam, até segunda-feira, se acatam ou não a proposta do MEC.

De acordo com o sindicato, as bases farão assembléias amanhã e sábado para definirem o futuro do movimento grevista.

Quanto à reivindicação referente ao pagamento do mês de setembro, o MEC afirmou que libera os salários do servidores grevistas mediante a confirmação do encerramento da greve. "Tudo isto deve ser analisado pelas bases no final de semana. Mas nós deixamos bem claro que o avanço nas negociações para os servidores técnicos administrativos não é suficiente para acabar com a greve", disse William Carvalho.

A manutenção da contratação de servidores técnicos administrativos e docentes pelo Regime Jurídico Único (RJU) também está incluída na proposta do MEC.

O comando de greve do Sinasefe apresenta na terça-feira (23), às 17h, a deliberação do sindicato ao ministério.

Leia mais notícias da greve no ensino
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página