Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2009 - 10h58

Unicamp libera prova para candidato que esqueceu fotografia

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas
DANIELA ARRAIS
da Folha de S.Paulo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) permitiu que os vestibulandos que se esqueceram de levar duas fotografias 3 x 4 pudessem fazer a prova da primeira fase, na tarde de domingo (15). Na tentativa de evitar fraudes no vestibular, a universidade passou a exigir pela primeira vez este ano que os candidatos levassem fotos datadas.

A coordenação do vestibular afirmou, no entanto, que vai barrar os estudantes que se esquecerem das fotografias no primeiro dia de prova da segunda fase, marcada para os dias 10, 11, 12 e 13 de janeiro.

"Já esperávamos candidatos sem fotos ou com fotos sem data. Por isso, resolvemos dar uma chance. Mas os esquecidos assinaram um documento no qual se comprometeram a trazer as fotos na segunda fase", disse o coordenador-executivo do vestibular, Renato Pedrosa.

A Unicamp divulga a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase no dia 16 de dezembro. Ao todo, 55.475 candidatos disputam 3.444 vagas.

De acordo com a Comvest, responsável pelo processo seletivo, 2.955 candidatos faltaram (5,33% do total de inscritos).

Gerações

Professores ouvidos pela Folha afirmaram que a prova foi bem elaborada e não teve problemas. As questões giraram em torno do tema "gerações".

"Química cobrou conhecimento de reações que ocorrem em produtos que escurecem o cabelo. Física falou da perda de audição com o avanço da idade. A prova abordou o tema sugerido com questões relevantes", disse Luis Ricardo Arruda de Andrade, coordenador do Anglo Vestibulares.

Eduardo Figueiredo, professor do Objetivo, ressaltou a semelhança da prova com o Enem. "Cada vez mais, as universidades buscam ligar as questões à vida cotidiana."

Na opinião de Alessandra Venturi, do Cursinho da Poli, a Unicamp fez uma prova inteligente. Ela citou uma questão de história que pedia uma comparação entre dom Pedro 1º e dom Pedro 2º. "Exigiu habilidade de argumentação."

Na redação, o candidato podia optar entre dissertação, narração e carta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página