Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2009 - 11h00

Trabalho de reitora da USP é acusado de outro plágio

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Trabalho assinado pela reitora Suely Vilela e outros pesquisadores da USP que já estava sob suspeita por plágio é acusado agora de copiar mais dados.

Reitora da USP é acusada de plágio em estudo sobre vírus

Assim como na primeira denúncia, a suspeita é que eles tenham utilizado no artigo sob suspeita mais trechos de estudos de um grupo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sem informar o crédito.

Segundo a assessoria de imprensa da reitoria da USP, as acusações estão sendo investigadas por uma sindicância, a cargo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, unidade onde está o coordenador do grupo, Andreimar Martins Soares.

O grupo da reitora da USP estuda se uma substância isolada da jararaca é útil contra o vírus da dengue. O trabalho foi publicado no ano passado na revista "Biochemical Pharmacology".

Após fazer a primeira denúncia, o grupo da UFRJ, da microbiologista Angela Hampshire Lopes, percebeu que outras partes do trabalho da USP podem ter sido copiadas de outra pesquisa da mesma equipe da universidade fluminense.

No primeiro caso, a denúncia é que o grupo de pesquisa da USP copiou três imagens e dois trechos de texto. Agora, há a suspeita de que tenham sido copiadas outras duas imagens.

A assessoria de imprensa da reitoria disse que Vilela não iria comentar. A Folha não conseguiu contatar Soares, coordenador do grupo da USP. À época da primeira denúncia, a reitora afirmou que sua participação no trabalho era diferente da dos trechos sob suspeita.

O grupo da USP alega que a confusão de uma aluna que teria usado as imagens em seminário interno na faculdade poderia explicar o caso. O artigo sob suspeita surgiu a partir da tese de doutorado dessa aluna.

Rodrigo Stabeli, coautor do trabalho, disse à época que foram enviadas retratações para a publicação que divulgou o artigo e à coordenação da UFRJ.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página