Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2001 - 20h00

Liminar suspende novamente o vestibular da UFRJ

da Folha Online

Uma liminar da Justiça Federal suspendeu novamente neste sábado o vestibular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), marcado para este domingo, informou o coordenador administrativo da comissão executiva do concurso, Cesar Scelza.

Segundo ele, o procurador jurídico da universidade, Alexandre Cintra, está redigindo um recurso para tentar derrubar a liminar e garantir a realização das provas, a partir das 9h.

Independente do resultado do julgamento do recurso, Scelza recomenda que os candidatos compareçam aos locais de provas, pois a liminar pode ser cassada até minutos antes do horário marcado para o início do concurso.

"Se a liminar não for derrubada, definiremos uma nova data para as provas", disse Scelza.

Esta é a segunda vez em menos de uma semana em que uma decisão judicial adia o vestibular da UFRJ, maior universidade federal do país, que teve cerca de 56 mil inscritos.

Batalha judicial

A liminar deste sábado foi concedido em reposta à ação impetrada por quatro alunos de colégios técnicos federais do Rio de Janeiro. Os estudantes estão sem aulas há mais de dois meses devido à greve dos funcionários da educação e alegam que seu desempenho no vestibular seria prejudicado por este fato.

Na terça-feira (23), outra liminar havia sido concedida para adiar o vestibular. Nesse caso, a Justiça foi favorável a uma solicitação do Ministério Público Federal, que alegava que, em consequência da greve no ensino, os vestibulandos correriam riscos durante os exames.

O entendimento do MP é de que pode haver piquetes e manifestações organizados pelos grevistas nos locais dos exames. Esta liminar foi cassada ontem, garantindo a realização do exame.

Diversos estudantes têm reclamado da batalha judicial, alegando que, além da tensão natural que precede o vestibular, "ganharam" um motivo extra de preocupação na reta final dos exames.

Protestos

Se a UFRJ conseguir realizar o exame, ele deverá ser marcado por protestos.

Entre os vestibulandos, correm rumores de que alunos das duas principais escolas federais de ensino médio no Rio, o Pedro 2º e o CAP (Colégio de Aplicação) da UFRJ, que defendem o adiamento das provas, estariam planejando formas de provocar a anulação do vestibular.

Leia mais notícias da greve no ensino
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página