Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2001 - 16h58

Federal de Pernambuco decide adiar seu vestibular 2002

da Folha Online

O Conselho Universitário da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) anunciou há pouco que o vestibular 2002 da instituição e da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) foi adiado devido à paralisação dos professores, em greve desde agosto.

A decisão foi tomada na manhã de hoje, após uma união do Conselho, que aprovou o adiamento por unanimidade.

Segundo um documento divulgado pela instituição, a tranqüilidade do processo seletivo da instituição foi apontado como o principal motivo pelo adiamento, assim "evitando problemas como os ocorridos, recentemente, na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)".

No dia 28 de outubro, grevistas e estudantes realizaram protestos nos locais de prova da UFRJ, impedindo que vestibulandos fizessem o exame. Houve confronto entre manifestantes e policiais.

O reitor da UFRJ, José Henrique Vilhena, acabou acatando a decisão do CEG (Conselho de Ensino e Graduação) e o vestibular foi anulado. Novas datas ainda não foram definidas.

A primeira fase das provas das universidades pernambucanas seria realizada nos dias 25 e 26 de novembro e a segunda, nos dias 9 e 10 de dezembro.

Nesse vestibular, as instituições receberam 56.226 inscrições. No total, 5.666 vagas são oferecidas, distribuídas em 79 cursos. Na UFPE, são 4.416 vagas, distribuídas em 63 cursos.

Novas datas

A universidade ainda não decidiu quando será realizado o vestibular. "Com o fim da greve dos professores, serão anunciadas as novas datas do vestibular e o Conselho determinará um novo calendário acadêmico", diz o reitor da UFPE, Mozart Neves Ramos.

Na prática, a decisão do Conselho Universitário (que é formado pelo reitor, vice-reitor, ex-reitores, pró-reitores, diretores de centros acadêmicos, representantes estudantis e da sociedade civil, entre outras autoridades acadêmicas) transfere as duas fases do vestibular para o primeiro semestre de 2002, sem datas definidas.

A reitoria se comprometeu a evitar que o novo cronograma coincida com os demais vestibulares previstos para o próximo semestre, tanto em Pernambuco quanto nos estados vizinhos.

O reitor da UFPE afirmou ainda que as novas datas serão divulgadas com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Semestre letivo

Para o reitor Mozart Neves Ramos, o atual semestre letivo não está perdido. Ele acredita que a greve dos professores está perto do fim, possibilitando uma reformulação dos calendários acadêmico.

Leia mais notícias da greve no ensino
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página