Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2001 - 09h43

UFSCar normaliza calendário acadêmico só em 2003

CLAYTON FREITAS
da Folha Ribeirão

O calendário letivo da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) só deverá estar totalmente normalizado a partir do segundo semestre de 2003. A informação é de Alice Helena Campos Pierson, 42, pró-reitora de graduação da universidade.

De acordo com ela, as atividades extracurriculares do segundo semestre de 2001 _feitas fora de sala de aula_ não deverão ocorrer devido à greve, que terminou na sexta-feira.

A UFSCar teve seu primeiro dia de aula ontem, após 108 dias de paralisação. Embora não fale em números, a direção da universidade diz acreditar que a maior parte dos alunos voltou às aulas. Os atendimentos de fisioterapia serão retomados até amanhã.

De acordo com o DCE (Diretório Central dos Estudantes), pelo menos 70% dos 6.800 alunos retornaram às suas atividades.

A UFSCar possui 27 cursos de graduação, tendo 4.600 alunos no diurno e 2.200 no noturno.

O fato de perderem as férias do início de 2002 não é a principal preocupação dos alunos. Eles querem garantias de que as aulas serão dadas com qualidade.

De acordo com a pró-reitora de graduação, o conteúdo das aulas será priorizado na reformulação do calendário letivo.

Na sexta-feira, o Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da universidade estará reunido para definir o novo calendário do segundo semestre de 2001. A previsão mais otimista _levando-se em conta que apenas feriados nacionais serão preservados_ é que o segundo semestre de 2001 só termine em 15 de abril.

Originalmente, a data prevista para o início das aulas era 13 de agosto. A greve dos docentes teve início em 22 de agosto.

Somente no início de maio é que um novo semestre deverá ter início e os calouros que serão aprovados nas provas do vestibular _que acontece dias 20, 21 e 22 de janeiro_ iniciarão as aulas.

De acordo com Alice, serão necessários até quatro semestres para normalizar as aulas.

Isso significa que o calendário letivo da UFSCar só voltará ao normal a partir de agosto de 2003. "Até lá [2003], teremos de reduzir os períodos de férias", disse.

Os estudantes têm cerca de três meses de férias durante o ano: janeiro, fevereiro e julho.

"Precisamos garantir um período burocrático e outro para que os alunos se recomponham e descansem o suficiente", disse a pró-reitora de graduação.

De acordo com Alice, os alunos terão pelo menos 15 dias de férias entre um semestre e outro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página