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13/12/2001
-
10h30
especial para a Folha de S.Paulo
Muitas são as utilizações das ondas eletromagnéticas e, entre elas, poderíamos citar os radares. Esses aparelhos são extremamente úteis na aviação, nas campanhas e nos treinamentos das Forças Armadas, nas pesquisas científicas, na navegação, na previsão do tempo e no controle de tráfego e de velocidade de automóveis, ônibus e caminhões.
O princípio de funcionamento desses aparelhos é basicamente o mesmo em todos os casos. Emite-se uma onda eletromagnética, normalmente de rádio (da ordem de alguns megahertz até alguns milhares de megahertz), que atinge algum objeto, em que é refletida e recapturada pelo receptor do radar.
Conforme afirmou o físico austríaco Johann Christian Doppler, se a fonte de ondas e o receptor dessas ondas (no nosso caso, objeto refletindo ondas, e o radar recebendo-as) estiverem se aproximando, o receptor perceberá uma freqüencia maior devido ao movimento da fonte. Porém, se fonte e receptor estiverem se afastando, a recepção percebe um decréscimo na freqüência.
Um dos radares muito conhecidos por nós é o de sinal contínuo, ou melhor, do tipo Doppler. Está difícil entender? Que tal "radar de estradas utilizados pela Polícia Rodoviária"? O funcionamento do radar do tipo Doppler baseia-se nos deslocamentos dos móveis. O aparelho emite uma freqüência de maneira contínua e constante. Se o automóvel em questão estiver se movimentando em direção à fonte, o receptor do radar identificará um aumento na freqüencia. A diferença entre as freqüencias emitidas e refletidas será traduzida pelo decodificador no radar como um valor de velocidade. Esse tipo de radar também funciona quando o móvel está se afastando. Novamente o que está em jogo é a diferença entre as freqüencias de emissão e de recepção.
Fica fácil perceber que, quanto maior a diferença entre os sinais emitidos e recebidos pelo radar, maior será a velocidade do móvel. Digamos que a multa é diretamente proporcional a essa diferença. Quanto maior for essa diferença, maior poderá ser a sua multa por excesso de velocidade. Portanto desacelere seu automóvel e acelere seus estudos.
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Professor Pardal leciona no Curso e Colégio Objetivo (Americana, Sorocaba e São Roque), no COC-Universitário (Osasco) e no Curso Aprove, onde é coordenador
Fovest - 13.dez.2001
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Resumão/física - O efeito Doppler nas estradas
PROFESSOR PARDALespecial para a Folha de S.Paulo
Muitas são as utilizações das ondas eletromagnéticas e, entre elas, poderíamos citar os radares. Esses aparelhos são extremamente úteis na aviação, nas campanhas e nos treinamentos das Forças Armadas, nas pesquisas científicas, na navegação, na previsão do tempo e no controle de tráfego e de velocidade de automóveis, ônibus e caminhões.
O princípio de funcionamento desses aparelhos é basicamente o mesmo em todos os casos. Emite-se uma onda eletromagnética, normalmente de rádio (da ordem de alguns megahertz até alguns milhares de megahertz), que atinge algum objeto, em que é refletida e recapturada pelo receptor do radar.
Conforme afirmou o físico austríaco Johann Christian Doppler, se a fonte de ondas e o receptor dessas ondas (no nosso caso, objeto refletindo ondas, e o radar recebendo-as) estiverem se aproximando, o receptor perceberá uma freqüencia maior devido ao movimento da fonte. Porém, se fonte e receptor estiverem se afastando, a recepção percebe um decréscimo na freqüência.
Um dos radares muito conhecidos por nós é o de sinal contínuo, ou melhor, do tipo Doppler. Está difícil entender? Que tal "radar de estradas utilizados pela Polícia Rodoviária"? O funcionamento do radar do tipo Doppler baseia-se nos deslocamentos dos móveis. O aparelho emite uma freqüência de maneira contínua e constante. Se o automóvel em questão estiver se movimentando em direção à fonte, o receptor do radar identificará um aumento na freqüencia. A diferença entre as freqüencias emitidas e refletidas será traduzida pelo decodificador no radar como um valor de velocidade. Esse tipo de radar também funciona quando o móvel está se afastando. Novamente o que está em jogo é a diferença entre as freqüencias de emissão e de recepção.
Fica fácil perceber que, quanto maior a diferença entre os sinais emitidos e recebidos pelo radar, maior será a velocidade do móvel. Digamos que a multa é diretamente proporcional a essa diferença. Quanto maior for essa diferença, maior poderá ser a sua multa por excesso de velocidade. Portanto desacelere seu automóvel e acelere seus estudos.
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Professor Pardal leciona no Curso e Colégio Objetivo (Americana, Sorocaba e São Roque), no COC-Universitário (Osasco) e no Curso Aprove, onde é coordenador
Fovest - 13.dez.2001
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