Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2002 - 10h46

Geografia: Os domínios dos mares de morros e das pradarias

EDER MELGAR
da Folha de S.Paulo

Terminamos nossa revisão das paisagens naturais do Brasil relembrando as principais características relativas aos domínios dos mares de morros e das pradarias.

O primeiro corresponde à área mais densamente povoada do país, que, conseqüentemente, é também a mais intensamente transformada pela ação antrópica. O processo de ocupação resultou no desmatamento quase total da floresta tropical, também chamada de mata atlântica. Atualmente restam poucas manchas da vegetação original, quase sempre em áreas mais difíceis de serem exploradas, como nas encostas íngremes da serra do Mar, na região Sudeste.

Seu nome decorre da feição que as formas do relevo conferem à paisagem, com sucessivos morros arredondados, também conhecidos como meias-laranjas, resultantes da erosão em terrenos cristalinos.

O clima tropical, com chuvas abundantes e concentradas no verão, contribui para que o intemperismo seja muito intenso. Isso ocasiona maior instabilidade nas encostas, que, sem cobertura vegetal, acabam registrando muitos deslizamentos, que, às vezes, no caso de áreas habitadas, provocam grandes tragédias.

O domínio das pradarias, por sua vez, possui baixa densidade demográfica, entre outros fatores, em razão de seu processo inicial de ocupação ter sido marcado pela implantação da pecuária extensiva, uma atividade que utiliza pouca mão-de-obra.

Lembre que essa atividade se adapta muito bem à paisagem com vegetação herbácea (os campos) e ao relevo planáltico, pouco acidentado, com suaves ondulações, denominadas coxilhas. A área, também chamada de pampa ou campanha gaúcha, possui clima subtropical, com grande amplitude térmica e as mais baixas médias de temperaturas do país.

Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus

Leia mais:

  • Atualidades: Palestinos continuam a luta por um Estado soberano

  • História: Entenda a reforma religiosa na Europa ocidental

  • Física: Entenda os raios, os relâmpagos e os trovões

  • Português: Aposto explicativo não deve ser confundido com predicativo





  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página