Unomarketing lança dossiê sobre consumo sustentável
DA REDAÇÃO
O Portal Unomarketing - Comunicação Consciente lançou na segunda-feira, dia 8, o primeiro "Dossiê de Consumo Sustentável". O material foi produzido em parceria com a revista Ideia Socioambiental e com a MOB Consult, responsável por um mapeamento inédito no setor.
A primeira parte do dossiê apresenta os achados do Monitor de RSC (Responsabilidade Social Corporativa) 2010, da Market Analisys, tocando nos pontos centrais: há 21% de informados e debatedores do tema da sustentabilidade entre os consumidores brasileiros; o atributo comportamento socioambiental de empresas representa 9% de peso de importância entre os atributos que um consumidor leva em conta na hora de comprar um produto.
"Há duas leituras desses dados: uma de copo cheio e outra de copo vazio. Uma pessimista, destacando números que nos distanciam da realidade dos EUA e Europa; e outra otimista, um campo de oportunidades à vista para comunicação inteligente e consciente de empresas, diz Ricardo Voltolini, diretor da Consultoria Ideia Sustentável e Publisher da revista Ideia Socioambiental.
Segundo Voltoni, três tendências devem ser levadas "muito a sério" nos próximos anos: consumidores estão querendo mais e vão querer mais de empresas; consumidores estão mais atentos a como as empresas incorporam a sustentabilidade à gestão do negócio; tecnologia vai acelerar adoção de comportamento de consumo consciente.
"Vamos lançar um dossiê por mês, abordando temas como design sustentável, certificados e rótulos, marcas sustentáveis, dentre outras; vamos disponibilizar o conteúdo no portal e depois compilaremos todo o material para entregar na segunda edição do Seminário Unomarketing", conta Paula Faria, idealizadora do Portal Unomarketing e sócia da Sator, empresa idealizadora e realizadora do projeto.