Fernando Nilo, o empreendedor social que transforma lixo eletrônico em sucata valiosa

DENISE RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

Todos os anos, 3 milhões de celulares e 500 mil computadores são descartados no Chile. Desde que Fernando Nilo fundou a Recycla Chile, em 2003, esse material tóxico deixou de poluir o ambiente: é recolhido, separado, desmontado e vendido.

Pioneira na América Latina, a empresa emprega ex-detentos, ajudando-os a se reinserirem na sociedade.

Recurso tão valioso quanto o ouro, o cobre, a prata e a platina são recuperados do lixo eletrônico.

Parte do material é exportado, mas a Recycla Chile escolhe com critério seus parceiros - existem países, como a China, que têm pouca tradição no manuseio desse tipo de resíduo.

Se for mal descartado, o risco de contaminação, tanto para o homem quanto para a natureza, é altíssimo. Quanto? 70% do nível de toxicidade dos aterros sanitários das Américas devem-se à presença de lixo eletrônico, ainda que ele represente apenas 2% do volume de dejetos. Chumbo, mercúrio e cádmio são algumas das substâncias tóxicas e cancerígenas contidas em computadores e celulares.

Além da falta de apoio e de dinheiro, Fernando enfrentou ceticismo quando lançou a Recycla Chile. Hoje, contudo, ganha prêmios ao redor do mundo.

Em apenas dois anos a empresa passou a dar lucro e é contratada para recolher o lixo eletrônico da maioria das indústrias chilenas.

Fernando Nilo faz parte da rede de "Empreendedores Sociais de Destaque" da Fundação Schwab. Acesse www.recycla.cl e saiba mais sobre ele e sua empresa social -a Recycla Chile

Quem é empreendedor Social?

É aquele que descobre falhas do setor público ou privado e busca parcerias e recursos financeiros para colocar em prática idéias que provocam mudanças sociais efetivas para a sociedade.

Qual é o perfil de um empreendedor social?

Empreendedores sociais têm múltiplos perfis. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas e também podem atuar no setor privado.

Se é uma pessoa física, pode, por exemplo, ter descoberto um produto novo que tenha alcançado grande impacto social.

Em caso de pessoa jurídica, o empreendedor social mais comum é o líder de uma ONG. Como não há restrições a empresas que tenham fins lucrativos, o candidato pode também estar à frente de uma cooperativa ou de uma empresa social, desde que predomine o esforço para a criação de valores sociais e ambientais e que o retorno financeiro seja um meio para esse fim.

Conheça outros empreendedores sociais:

Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa Ernst & Young Terco
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook