Equilíbrio
30/10/2001 - 19h33

Aos 30, mulher está no auge sexual, mas sofre com ganho de peso

Publicidade

da Revista da Folha

Ao entrar nos 30, a mulher está no auge da beleza, do vigor físico e sexual. A pele ainda é rica em fibras de colágeno e elastina, espessa e elástica. Nessa faixa etária ocorre o pico do metabolismo, que começa a diminuir de 4% a 5% a cada década.

No geral, é preciso apenas manter os cuidados básicos: dormir bem, evitar o sol, limpar e hidratar a pele. Por outro lado, começa a ser mais fácil ganhar peso, mesmo mantendo a dieta e a frequência de exercícios. Em média, essa é a década em que mais se ganha peso.

Na composição corpórea dos 30, a participação da gordura chega a 25%. Os lipídios se acumulam no quadril, coxas e abdômen. Aos 20, o corpo está estocando massa óssea, que começa a decrescer aos 30. Alimentos com cálcio, como derivados lácteos, são imprescindíveis.

Por volta dos 34, começam a aparecer os primeiros sinais da forma como a mulher se tratou na adolescência e aos 20. A essa altura, boa parte do "estrago" já está feito: o tempo só o torna mais visível.

Aparecem as manchas de sol e as consequências do cigarro: os primeiros sulcos, rugas ao redor dos olhos e sinais de flacidez da pele. Isso se deve em boa parte à diminuição na velocidade de renovação das células e da desorganização das fibras de colágeno e elastina. Com a perda de alguns elementos, a pele fica menos elástica, mais suscetível a ficar marcada quando se dobra.

Alguns vasos sanguíneos podem se dilatar, deixando a pele com aspecto rosado. A pele também começa a ficar mais fina e tende a ficar cada vez mais seca. É a hora de usar hidratantes mais potentes. Para prevenir e atenuar algumas marcas, o mais indicado ainda são os produtos com ácidos e cosméticos com vitamina C.

Em casos mais graves, um dermatologista é capaz de receitar fórmulas com concentrações altas de ingredientes ativos, além de peelings químicos (substâncias que causam esfoliação).

Até agora, a única substância que comprovadamente rejuvenesce a pele é o ácido retinóico, derivado da vitamina A. Os outros, como os ácidos glicólico e salicílico, têm efeitos mais superficiais, agindo mais na prevenção.

Os ácidos retinóicos ajudam a reduzir as linhas do tempo e uma pigmentação desigual. São eficientes quando usados em associação com cremes branqueadores. Eles também ajudam a reverter mudanças pré-canceríginas em células ao normalizar a duplicação celular.

Os ácidos induzem a formação de colágeno ao agredir a pele, fazendo com que ela se mantenha em processo de constante regeneração. Mas é preciso cuidado. "Esses produtos têm estado em uso há, no máximo, 15 anos.

Ninguém sabe as consequências do uso contínuo por mais de 20 ou 30 anos. Estudos americanos apontam que pode ser que levem a um espessamento da pele, outros falam em um possível envelhecimento mais precoce por causa do uso de ácidos", alerta Oswaldo Pigossi Jr., cirurgião plástico.

Não é só o sol o culpado por envelhecimento prematuro: anos de dieta "ioiô" podem deixar seu rosto "chupado" e encher o corpo de estrias. Mais do que nunca, é hora de uma dieta equilibrada.

Leia mais:

  • Cuidados com a beleza reduzem os efeitos do tempo

  • Pele exige cuidados desde os 20 anos

  • Acne pode ser causada por mau uso de cosméticos

  • Modelo diz que beleza é "um presente de Deus"

  • Hipotiroidismo deixa pele opaca e sem vida

  • Dona de grife, aos 33, se trata com antroposofia

  • Redução dos hormônios altera estrutura da pele aos 40

  • Manchas que aparecem aos 45 são resultado do excesso de sol

  • Aos 46, Adriana Maluf corre para manter a corpo

  • Aos 50, mulher sofre com menopausa e mudança do corpo

  • Reposição hormonal é adaptada para ajudar todas as mulheres

  • Marília Gabriela toma injeção e vitaminas para adiar envelhecimento

  • Depois dos 60, sol é importante para evitar osteoporose

  • "Quem trabalha na TV envelhece na própria tela", diz Joana Fomm

  • Cuidados com memória merecem atenção de mulheres com mais de 70

  • Decoradora diz que nunca teve crise de idade



  •  
    var most_block_section = 'equilibrio' ; var most_block_width = '279' ; var most_block_news = new Array( ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u738690.shtml','Nova lente para cirurgia de miopia é aprovada no país'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u734757.shtml','Há muito mais marketing nos "aliméticos" do que benefício, diz dermatologista'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4191.shtml','Especialistas esclarecem 25 dúvidas sobre o consumo de sal'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u737185.shtml','Exposição mostra corpos e órgãos humanos preservados em silicone'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u738652.shtml','Só exercício não controla pressão alta, diz estudo da USP'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u735597.shtml?skin=folhaonline&user=26674&done=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Ffolha%2Fequilibrio%2Fnoticias%2Fult263u735597.shtml','Estudo mostra por que doente não busca médico'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u737712.shtml','Altas doses de lidocaína podem ter provocado mortes após endoscopia em SC'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u738053.shtml','OMS adota estratégia para reduzir consumo de álcool entre jovens'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u737372.shtml','Um em cada dez homens tem depressão pós-parto'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u735596.shtml','Um terço dos brasileiros sofre de dor na coluna'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u738927.shtml','Efeitos colaterais de remédio para colesterol precisam ser monitorados'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u738652.shtml','Só exercício não controla pressão alta, diz estudo da USP'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u738690.shtml','Nova lente para cirurgia de miopia é aprovada no país'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4191.shtml','Especialistas esclarecem 25 dúvidas sobre o consumo de sal'] , ['http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u737185.shtml','Exposição mostra corpos e órgãos humanos preservados em silicone'] ) ; fol_render_most_block( most_block_section , most_block_width ) ;

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca