|
Harmonizar vinho e comida não é para qualquer um
MAGALY PRADO
Coordenadora de Equilíbrio Online
Saber qual vinho combina com um prato específico não é fácil. De modo geral, as pessoas sabem se deve ser o branco ou o tinto, e olhe lá. O livro "Vinho e Comida" um guia básico e contemporâneo das combinações, de Joanna Simon, (Companhia das Letras), explica tintim por tintim qual uva dá qual tipo de vinho, qual safra foi a melhor e quais substituições dão mais certo.
Aliás, aí está um ponto importante. Podem-se quebrar regras de parcerias entre vinho e comida? Ela discorre sobre isso e sobre escolhas difíceis de combinar, como com o chocolate, por exemplo.
Outra explanação interessante é sobre o efeito de técnica culinária utilizada que funcione ou atrapalhe o vinho escolhido para o acompanhamento. E a autora ainda dá dicas de pratos preparados à base de vinho. Ocasiões especiais, garrafas bonitas e todo tipo de recomendação que possa estimular a experiência de fazer combinações com vinhos inusitados ou alternativos.
O livro traz também um guia das principais regiões vinícolas do mundo e traça um paralelo entre a culinária que sofreu influência de determinados vinhos e que redundou em combinações clássicas.
Leia mais:
Tome suco como se fosse um remédio (claro, sem substituí-lo)
Compilação de textos visa suprir necessidades de se entender a ioga
Leia também:
Comer durante o trabalho é hábito dos piores
Cardápio a bordo tem opção light
Porco "light" vai à mesa com menos colesterol
|
 |