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Falta de verbas deixa
meio ambiente "mal educado"

Divulgação
Estudantes do Colégio Santa Maria recolhem amostra de água da represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP); eles fazem parte da Eco-Estudantil, organização formada por estudantes, que discute problemas como a ocupação do solo nas regiões dos mananciais e a poluição

JORGE BLAT
da Folha Online

A tarefa do educação ambiental pode ser definida como hercúlea diante da eterna falta de recursos alardeada pelos governantes brasileiros.

Sua função é fazer com que as pessoas tomem consciência de seu meio ambiente e assimilem conhecimentos, valores, habilidades e experiência que as tornem aptas a resolver problemas ambientais.

A educação ambiental pode ser desenvolvida
com vários grupos e em espaços diversificados, porém ela é aplicada principalmente em escolas e comunidades. As dificuldades estão justamente em alcançar os objetivos.

Há um projeto do governo federal que pretende instituir a educação ambiental nas escolas de primeiro e segundo graus da rede pública. Mas as dificuldades já começam antes de sua aprovação devido à complexidade do tema. Professores e coordenadores pedagógicos carecem de capacitação específica na área, além de a escola não ter estrutura apropriada para o planejamento e exercício das atividades, de acordo com a proposta da educação ambiental.

Nas empresas, o interesse é tímido: a iniciativa, válida, resume-se em obter a certificação do ISO 14001, que exige a fabricação de produtos de acordo com normas ambientais, sem preocupação, por exemplo, de implantar um programa permanente de educação ambiental para seus funcionários.

No governo, projetos ambientais de cunho educativo são financiados, mas abandonados no meio do caminho por falta de recursos ou mudança de dirigentes.

Apesar dessas dificuldades, nada está perdido. Projetos construtivos e iniciativas criativas pipocam em vários setores da sociedade. A reciclagem de lixo, programas de educação ambiental em escolas, produção de vídeos sobre o meio ambiente, projetos que ensinam comunidades a extrair o sustento sem extinguir espécies animais ou vegetais são bons exemplos.

De acordo com especialistas brasileiros, o Brasil e alguns países da África estão entre as nações de "vanguarda" em projetos ambientais que dão certo. No Primeiro Mundo, apesar de no papel bons programas serem idealizados, o consumismo exacerbado nestas nações aparece como uma das barreiras que levam projetos a serem abandonados no meio do caminho.

Nas estatísticas nacionais, o governo é o maior financiador de projetos ambientais. Segundo o "Relatório Nacional de Educação Ambiental”, elaborado em 1997, 48% dos projetos ambientais foram financiados pelo governo, 19,7% por entidades privadas nacionais, 9,5% por governos estrangeiros, 8,7% por instituições não-governamentais estrangeiras e 13,8% por outras formas de financiamento.

Na mídia, questões sobre o meio ambiente, embora venham venham ocupando maior espaço ao longo dos anos, restringem-se na maioria das vezes a assuntos ligados à natureza, às catástrofes ecológicas ou às ousadas ações de protesto de ONGs (organizações não-governamentais) contra governos e empresas do mundo que agridem a natureza.

Outros setores, pouco citados, ainda continuam relegados a segundo plano. No meio ambiente urbano, apenas o problema do lixo tem tido destaque. A gravidade da falta d'água e a qualidade de vida na cidade, por exemplo, são temas pouco abordados. E algumas iniciativas na produção de documentários, veiculadas nas redes educativas, ainda são insuficientes para atingir o público.

Fonte: Andréa Pelicioni, educadora ambiental e doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo); Ana Flávia Borges Badue, consultora da área ambiental e diretora-executiva da ONG (organização não-governamental) Comam (Comunicação para o Meio Ambiente).


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