Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2002 - 07h56

Comprar alimentos orgânicos pela internet é mais barato

Publicidade

KATIA DEUTNER
free-lance para a Folha

Há três meses, a dona-de-casa Elisabete Denardi Neves, 54, descobriu que comprar alimentos orgânicos pela internet é um bom negócio. Após uma pesquisa rápida, ela percebeu que a compra feita diretamente com o produtor fica cerca de 40% mais barata que aquela efetuada nos supermercados -mesmo naqueles que também fazem vendas on-line.

Apesar de ser uma tendência mundial, a compra pela internet ainda não é tão comum no Brasil, e poucos produtores possuem serviços de venda direta on-line.

"Com o site, ampliamos nosso canal de vendas e nos aproximamos do consumidor, que pode opinar e comprar em qualquer horário", explica o diretor comercial Marcos Augusto Araújo, do Sítio São Francisco, que há um mês iniciou a comercialização on-line de mais de cem produtos orgânicos. "A qualidade é incomparável.

Eles não têm resíduo nenhum de agrotóxicos, são mais nutritivos e tratados com água de nascente", afirma.

Mais frescor
Além de a compra on-line ser mais cômoda para o cliente, o produto orgânico adquirido pela internet chega mais fresquinho em casa.

"Assim que recebemos o pedido, mandamos colher na fazenda e entregamos no dia seguinte. O consumidor recebe hoje, em casa, o produto que foi colhido ontem", diz a comerciante Clélia Yanafe Rocha, da Sabor Natural, empresa que iniciou as vendas pela internet há um ano.

Araújo também acredita que os produtos vendidos pela rede de computadores sejam mais frescos. "Pelo processo tradicional de comercialização, um produto demora mais de dois dias para chegar ao consumidor. Pela internet, conseguimos diminuir este tempo."

Depois que o pedido é feito, os alimentos são colhidos, lavados, empacotados ou ensacados e separados em caixas individuais para cada cliente. Os produtores e redes de supermercados que fazem a entrega em domicílio cobram uma taxa que varia de R$ 3 a R$ 12.

"O que mais chama a atenção nesses produtos é que sabemos como são produzidos e transportados. Não chegam deteriorados, como muitas vezes acontece em supermercados e sacolões", comenta a administradora de empresas Elisabeth Schmidt, 40, que diz que seu "organismo já percebe a diferença entre um produto orgânico e outro cheio de química".

Segundo uma pesquisa realizada em Chicago (EUA) e publicada no "Journal of Applied Nutrition", em 1993, os orgânicos possuem maior quantidade de alguns minerais fundamentais para o organismo.

Eles contêm 125% mais potássio, 91% mais fósforo, 73% mais ferro e 65% mais cálcio que os vegetais cujo produção envolve o uso de agrotóxicos.

Resíduos
"Pesquisas e estudos têm demonstrado que a utilização excessiva de agrotóxicos é prejudicial ao organismo; os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar, a longo prazo, reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci.

Mas não há consenso sobre as vantagens dos vegetais orgânicos. A nutricionista Silvia Franciscato Cozzolino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, afirma que, do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os alimentos tradicionais e os orgânicos. O importante é lavar bem frutas e verduras.

"Deixar de molho no vinagre por alguns minutos ajuda a eliminar bactérias e organismos vivos", afirma Cozzolino, que é também presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. "Os resíduos químicos só farão mal para pessoas que estiverem debilitadas e que não se alimentem adequadamente."

Ao comprar alimentos orgânicos, o consumidor deve observar se ele tem o selo de qualidade fornecido por uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura.

Desde 1999, a Instrução Normativa 7 garante que os produtos que possuem esse selo são livres de aditivos químicos. "Monitoramos desde a origem do alimento até a comercialização para o consumidor final", explica Alessandra Toledo, coordenadora de certificação da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), de São Paulo.

"O selo é a garantia de que o alimento é produzido corretamente, sem química."

Foi justamente a garantia de alimentos livres de agrotóxicos que levou a dona-de-casa Elisabete Neves a buscar os orgânicos. "Eu faço tudo que puder para manter a saúde da minha família. É uma forma de carinho."


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página