Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2002 - 21h56

Restaurantes abrem com sopas, cremes, risotos e carnes no inverno

Publicidade

ADRIANA RESENDE
da Folha Online

Para quem prefere saborear as delícias da culinária típica do frio sem ter de se "aventurar" no fogão, restaurantes, paulistanos, cariocas e das regiões serranas de São Paulo e do Rio de Janeiro oferecem opções que privilegiam todos os gostos.

As sopas, os risotos e as carnes são o carro-chefe da estação.

Veja o que os restaurantes estão preparando nas capitais e nas cidades de serra:

Konstanz (São Paulo)
Em São Paulo, as opções de sopa vão do cardápio alemão ao japonês, passando pelas tradicionais receitas italianas. Os adeptos da culinária alemã podem encontrar duas novidades no menu do Konstanz, que fica em Moema (zona sul de São Paulo).

Os principais ingredientes dessas sopas são mandioquinha e frango desfiado, e cenoura, batata, ervilha e bacon, tudo regado a molho de mostarda. A casa ainda oferece o Risoto de Linguiça de Javali e cinco tipos de fondue, os tradicionais de Queijo, Carne e Chocolate, e as novidades, o de Tomate Seco e o Alemão, que leva queijo, mostarda e aguardente kirsh.

Konstanz (av. Aratans, 713, Moema, São Paulo, tel. 0/xx/5543-4813)

Famiglia Mazzutti (São Paulo)
A Sopa de Cebola, servida no pão italiano, é o destaque do restaurante Famiglia Mazzutti, no Morumbi (zona sul de São Paulo). A casa ainda oferece massas (Gnocchi com Molho de Tomate e Escalopes de Filé), carnes, aves e peixes. A sálvia é o que dá o tempero desses pratos.

Famiglia Mazzutti (r. Jamanari, 335, Morumbi, São Paulo, tel. 0/xx/113744-9765 ou 3746-7047)

La Risotteria (São Paulo e Campos do Jordão)
O chef Alessandro Segato, do Restaurante La Risotteria, destaca os cremes em seu cardápio. As novidades são o Creme de Feijão Italiano com Massa Fresca e o Creme de Espinafre com Croutons. Os risotos e as carnes também fazem parte do menu, em que o chef costuma acrescentar o "perfume" das pétalas de rosa em suas criações.

Como opção da temporada, Segato abriu também uma casa em Campos do Jordão (SP).

La Risotteria (r. Padre João Manuel, 1.156, Jardins, SP, tel. 0/xx/11/3068-8605)

Il Villagio d'Italia (São Paulo)
Sopa de Fava Seca com Funghi, Shitake, Amêndoas e Alho-Poró Crocante e Sopa de Grão de Trigo com Frutos do Mar são as opções do Il Villaggio d'Italia, em Moema (zona sul).

Para quem quer aproveitar o clima das festas juninas ou julhinas de São João, a casa oferece a Sopa de Abóbora com Pinhão.

Além das sopas, o restaurante tem em seu menu carnes, como Cordeiro com Erva-Doce, acompanhado de polenta recheada ao parmesão, ementhal e gorgonzola. Como sobremesa, a sugestão é o Gelato Fritto (sorvete de amarena frito coberto com calda de framboesa).

Il Villaggio d'Italia (r. Gaivota, 501, Moema, SP, tel. 0/xx/11/5052-7107)

Ghiottone Spaghetteria (São Paulo)
A Ghiottone Spaghetteria, também em Moema, é bem mais exótica em suas sopas. As principais são Abóbora com Mascarpone, Açorda de Bacalhau e Sopa de Tartaruga. Outras opções de entradas são a Isca de Jacaré com Ervas Finas e a Salada de Vitello Tonnato, que leva folhas e vitela assada e marinada em pasta de atum, alcaparras e anchovas.

Entre os pratos principais, a Mezza Luna de Cordeiro com Molho de Nozes e o Risoto de Tartaruga com Aspargos Verdes. Pêra em Calda de Açafrão, Anis Estrelado e Pimenta Rosa é a novidade entre as sobremesas.

Ghiottone Spaghetteria (al. Jauaperi, 1.332, Moema, SP, tel. 0/xx/11/5536-0948)

Restaurante Arábia (São Paulo)
O Restaurante Arábia também investiu nas sopas. O cardápio traz receitas libanesas, como a Sopa de Lentilha Vermelha com Alho-Poró, Sopa de Espinafre Com Bolinhas de Quibe, Arroz e Carne, entre outros. O cardápio varia conforme o dia da semana. No sábado, por exemplo, a casa oferece o Cuscuz Marroquino.

Restaurante Arábia (r. Haddock Lobo, 1.327, Jardins, SP, tel. 0/xx/11/3061-2203)

Kayomix (São Paulo)
A sopa Ozoni é o destaque do restaurante japonês Kayomix. O prato é tradicionalmente servido no ano novo, mas o chef Mario Yoshimura resolveu adaptá-lo ao cardápio invernal. Os ingredientes são o moti (bolinho de arroz), cebolinha, vagem, cenoura, shoyu e hondashi (farelo concentrado de peixe).

O chef acrescentou algas e shitake japonês à receita para dar o toque do restaurante.

Restaurante Kayomix (r. da Consolação, 3.215, Jardins, SP, tel. 0/xx/11/3082-2769)

Restaurante Antiquarius (São Paulo)
Também não poderiam faltar os caldos portugueses. Esses é o destaque do Restaurante Antiquarius, que fica nos Jardins (zona sul de SP). As opções são o Caldo Verde, a Sopa de Pedra (carne de porco, feijão e pedra portuguesa), Sopa de Frutos do Mar e a Sopa de Salmão.

Restaurante Antiquarius (al. Lorena, 1.884, Jardins, SP, tel. 0/xx/11/3082-3015 ou 3064-8686)

Bar Brahma (São Paulo)
No Bar Brahma, que fica no centro de São Paulo, as opções são os cremes de Cebola, de Palmito e de Aspargos, Caldo Verde, Sopa Caipira, Caldo de Feijão e Sopa de Abóbora com Camarão.

Bar Brahma (av. São João, 677, Centro, São Paulo, tel. 0/xx/11/3333-0855)

Barone Restaurante (Santana do Parnaíba)
O Barone Restaurante, em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo, destaca no cardápio suflês, cremes e consomês.

Entre os suflês, a novidade é o de Camarão com Pupunha Fresca. O Creme de Alface com Amêndoas é outra sugestão da casa. Javali, cordeiro, pato e coelho também fazem parte do menu.

Barone Restaurante (pça. 14 de Novembro, 1001, Santana de Parnaíba, SP, tel. 0/xx/11/4154-2679)

Chez Pierre Bar e Restaurante (Rio de Janeiro)
O Chez Pierre Bar e Restaurante, que fica no Ipanema Plaza Hotel, no Rio de Janeiro, se especializou em cozinha contemporânea brasileira e trouxe para a estação um menu que mescla pratos sofisticados e rápidos, como sanduíches, saladas e cafés.

Entre as novidades estão o Escondidinho de Carne Seca com Aipim e Requeijão e o Cartola, à base de banana com queijo-manteiga, açúcar e canela.

Chez Pierre Bar e Restaurante (r. Farme de Amoedo, 37, Ipanema, Rio, tel. 0/xx/21/3687-2010)

Café Fleuri Bar e Terrasse (Rio de Janeiro)
Também no Rio, o Café Fleuri Bar e Terrasse, que fica no hotel Le Méridien, em Copacabana, oferece combinações diversificadas em seu cardápio. As opções vão do Carpaccio de Cherne Marinado com Pimenta-de-Cheiro ao Risoto de Rúcula com Camarões Grelhados e Essência de Trufa.

Café Fleuri (av. Atlântica, 1.020, 4º andar, Copacabana, Rio, tel. 0/xx/21/3873-8881)

Le Saint Honoré (Rio de Janeiro)
O destaque do Le Saint Honoré, também localizado no hotel Le Méridien, no Rio, são os peixes, crustáceos e frutos do mar, como o Risoto de Frutos do Mar com Champanhe e Lima da Pérsia. Como sobremesa, a dica do chef é a Baba de Abacaxi e Cachaça.

Le Saint Honoré (av. Atlântica, 1.020, 37º andar, Copacabana, Rio, tel. 0/xx/21/3873-8880)

Capim Limão Restaurante (Petrópolis)
A carta de inverno do Capim Limão Restaurante, em Petrópolis, foi elaborada pelo chef Claude Lapeyre em maio. O menu, que vai ficar em vigor por quatro meses, destaca o Patê de Saladinha Verde e a Truta Recheada com Musse de Salmão, Molho Vermout e Uvas Itália. Outra opção é o Filé Mignon, que vem acompanhado de batatas sauté, cebolinha caramelada, bacon e champignon.

Capim Limão Restaurante (Estrada Itaipava-Teresópolis, 1.910, km 2, Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/24/2222-1395)

Pizza Bros (São Paulo)
Para quem não dispensa uma pizza, a Pizza Bros, em dois endereços em São Paulo, também ampliou seu cardápio. Duas novas pizzas compõem a carta, além do bufê de almoço.

As pizzas são a Gênova (pesto verde, tomate, queijo de cabra e manjericão e a Fonduta, com fondue de queijos e presunto de Parma, criada no ano passado, que volta ao cardápio.

O bufê de almoço traz pratos da culinária italiana, como o Gnocchi com Fagliolo e Mortadela e a Polenta do Contadino (polenta mole, com lombo, frango, coelho e funghi). O bufê tem estes e outros pratos, como o Risoto de Lula, Alho-Poró e Pesto e o Quiche de Abóbora com Carne-Seca, por exemplo.

Pizza Bros (pça Vilaboim, 55, Higienópolis, São Paulo, tel. 0/xx/11/3822-1374 ou r. Adolfo Tabacow, 170, Itaim Bibi, São Paulo, tel. 0/xx/11/3078-7566)

Leia mais notícias sobre inverno
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página