Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2002 - 10h57

Abuse de sopas e fondues, mas não esqueça dos legumes no inverno

Publicidade

ADRIANA RESENDE
da Folha Online

Inverno, temperaturas baixas e preguiça. Tudo isso pode ser motivo para fazer um jantarzinho aconchegante, para reunir os amigos ou a família ou também para caprichar no menu para quem mora sozinho.

Nesta época, as pessoas precisam se aquecer, de corpo e alma. Quem diz isso é a professora Eliana Varoli, da disciplina de alimentos e bebidas do curso de hotelaria da Universidade São Marcos, de São Paulo.

Segundo Eliana Varoli, é por isso que as refeições durante o inverno pedem pratos mais quentes -como sopas, suflês, fondues e feijoada- que fazem as reuniões à mesa ou próximas à lareira ficarem mais aquecidas.

Eliana explica que, para se aquecer, o corpo tem necessidade de suprir mais calorias, o que torna a alimentação no inverno mais calórica. "O fogo dá a sensação de aconchego, o calor atrai as pessoas e, por isso, os pratos são mais rústicos, meio campestres", diz a professora. "Os fondues, por exemplo, vêm dos alpes suíços, e eram feitos com sobras de queijo duro e derretido, ou com frutas da estação, como o morango e a cereja."

Quem gosta de aproveitar o inverno para tomar vinho, de preferência o tinto, que é mais encorpado, pode optar por carnes de caça, como o cordeiro ou o pato e, de sobremesa, frutas flambadas ou bolos quentes, chamados de petit gateau.

Só engordar?

Mas isso não impede que se tenha uma alimentação mais leve. É possível usar legumes gratinados, fondues de queijos leves e acompanhar as carnes com batata assada ou purê, menos pesados que as frituras.

A nutricionista Liliana Perazzini Furtado Mistura, mestranda em ciência dos alimentos pela USP (Universidade de São Paulo), tem a mesma opinião. Ela explica que, nesta estação, o corpo pede um consumo maior de calorias. Mas não vale exagerar.

Segundo Liliana, o menu de inverno deve ter sopas e, principalmente, legumes cozidos, já que as folhas e os alimentos crus ficam "abandonados", por serem consumidos frios. As carnes vermelhas, sempre consideradas alimentos "pesados" e, portanto, vilões da alimentação equilibrada, também não devem ser abolidas radicalmente.

A carne vermelha contém ferro e facilita a absorção desse mineral pelo organismo. O ideal, assim, é consumir duas ou três vezes por semana. Liliana afirma que nem sempre a carne vermelha é mais calórica que a carne branca. O frango, por exemplo, só tem menos calorias se consumido sem pele.

Outro cuidado importante é que o aumento de calorias aumenta também a quantidade de gordura dos alimentos, o que eleva também os níveis de colesterol.

Algumas dicas podem ser úteis na hora de preparar seus alimentos. Para fazer fondue, evite queijos pesados, como o provolone, gorgonzola ou parmesão. Prefira as bolinhas de ricota e varie com cenouras tipo "baby", facilmente encontradas em supermercados, flores de brócolis ou champignon. Para acompanhar, escolha o pão integral ou de centeio.

"Um sanduíche equilibrado, com peito de frango grelhado ou desfiado, escarola ou couve refogada, queijos lights e pão integral, e até mesmo uma carne de panela, bem cozidinha, substitui bem uma refeição pesada, em qualquer época do ano", indica a nutricionista.

Café e chás também são muito comuns. Mas é preciso moderar as quantidades. A cafeína, presente no café e nos chás preto e mate, diminui a quantidade de ferro e cálcio absorvidos pelo corpo. Chás de ervas como camomila e cidreira são mais indicados. Para não se cansar, varie sempre o sabor, usando também chás de frutas.

Leia mais notícias sobre inverno
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página