Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2002 - 09h38

No Dia dos Pais, movimento em restaurantes de SP aumenta 80%

Publicidade

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Quem quiser enfrentar a maratona de almoçar em um restaurante no próximo domingo, Dia dos Pais, deve convocar uma "assembléia" familiar no exato segundo em que terminar de ler esta reportagem para decidir o restaurante e ligar reservando a mesa.

É o mínimo que se pode fazer para garantir um pouco de paz na data em que o movimento costuma crescer 80%, segundo o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo.

É bom também que a escolha seja criteriosa para evitar má digestão ao papai. Se ele definir o local, tudo bem. Afinal, o dia será dele e qualquer erro pode e deve ser perdoado. Mas a responsabilidade aumenta se a tarefa ficar com a mãe ou com os filhos.

Antes de mais nada, seria bom considerar a idade do pai. Os mais novos costumam topar lugares mais agitados e até filas de espera, dependendo do ambiente. E provavelmente têm preferência por preços mais camaradas.

Se os filhos ainda são pequenos, é bom ir a um local em que eles também fiquem à vontade para que a confraternização não acabe se transformando em um estresse completo.

Quando os filhos cresceram, já são independentes, e o pai está com a situação financeira mais equilibrada, pode ser a hora de investir em um restaurante caro. "Entre os 40, 50 anos, o pai merece ganhar esse presente dos filhos ou dele", diz Josimar Melo, crítico de gastronomia da Folha.

Pais mais velhos, que levam também ao restaurante os netos, normalmente gostam de locais tranquilos, com estacionamento, cardápio tradicional, atendimento impecável. Se o restaurante tiver referência à época em que ele era jovem, melhor. A escolha pode virar uma homenagem.

Lar doce lar

É claro que um bom almoço em casa, com toda a família reunida, ainda é o clássico do Dia dos Pais.

Esse será, por exemplo, o programa do VJ da MTV Edgar, 37, que, apesar da cara de garoto, tem quatro filhos: Mariana, 8, João, 7, e as gêmeas Júlia e Gabriela, 2.

"Ir a um restaurante com os quatro em qualquer dia já é um pouco complicado. A gente acaba nem conseguindo comer direito. No Dia dos Pais, pior ainda. Vou organizar um almoço aqui em casa, chamar uns amigos que têm filhos também", disse Edgar.

O VJ vai fazer churrasco, programa que as crianças costumam adorar. "Eu não como carne, mas coloco um peixe na grelha", diz.

O cantor Ronnie Von, 58, apresentador do programa de TV "Mãe de Gravata", também foge dos restaurantes no Dia dos Pais.

Ele recebe em casa o pai e os três filhos para um banquete francês, preparado pela cozinheira.

"Não dá para ir a restaurantes no Dia dos Pais. Um almoço em casa, com um bom vinho, é sempre mais agradável", diz o cantor, que estuda enologia há 31 anos.

Outro famoso que nem pensa em sair de casa no próximo domingo é o escritor Benedito Ruy Barbosa, 72, autor de "Esperança", novela das oito da Globo.

As filhas, Edmara e Edilene, co-autoras da trama, estão planejando fazer uma feijoada para o pai no sítio dele, em Sorocaba (SP).

"Ele não gosta muito de sair de casa. Ainda mais agora que está escrevendo a novela", disse Edmara Barbosa, 41.

O titã Nando Reis, 39, chega em casa, no domingo, de uma turnê e acha que Dia dos Pais é uma data para comer peru em casa. É o que pretende fazer com os quatro filhos.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página