Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2002 - 09h08

Filosofia ajuda a deixar a vida com a sua cara

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Não se trata de massagem com pedra vulcânica, banho de vinho, sessão de microcorrentes para rugas ou aula nova na academia. Um novo serviço voltado para qualidade de vida tem um perfil muito diferente do que costuma ser oferecido pelo frenético mercado do bem-estar.

O conceito principal do Existentia -Centro de Orientação e Estudos da Condição Humana, aberto nesta semana em São Paulo, é "tornar a filosofia uma ferramenta para a vida", diz a coordenadora do espaço e professora de pós-graduação da PUC-SP Dulce Critelli.

Professora de filosofia há 29 anos, sempre trabalhando com filosofia existencial, especialmente com os conceitos dos pensadores alemães Heidegger e Hannah Arendt, Critelli desenvolveu uma metodologia para levar as pessoas a uma reflexão sobre si mesmas e sobre a própria vida por meio do conhecimento filosófico.

"Nosso pensar cotidiano é cheio de lacunas, é contraditório, motivado pelas urgências da sobrevivência e pelos interesses imediatos. A filosofia pode ajudar a tornar a vida com a sua cara, o nosso pensamento mais ordenado e profundo, nosso olhar mais amplo, nossos juízos menos superficiais", diz Critelli.

As atividades são voltadas para o público leigo e têm a participação de professores da PUC e da Unicamp, entre outros profissionais. Algumas são pagas, outras, gratuitas. Entre elas, há os grupos de reflexão, em que um assunto candente sobre a realidade é discutido sob a orientação de um profissional da área -violência e cotidiano e maternidade, paternidade e natureza são exemplos de temas em pauta. Cursos livres de filosofia -sobre o dinamarquês Kierkegaard ou sobre filosofia grega antiga, por exemplo- e saraus filosóficos são outras atividades. O curso Caminho Existencial é o único que acontece fora do espaço. Trata-se de um trabalho terapêutico que já é realizado há dois anos e mistura aulas com vivências durante cinco dias.

O Existentia fica na rua Bartira, 894, Perdizes, SP, tel. 0/xx/11/3675-4917, e-mail: existentia@ig.com.br.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página