Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2002 - 04h55

Usuária parou sessões devido a manchas na pele

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Daniela Freitas, assistente de palco de Milton Neves na Rede Record, frequentou por cerca de três anos câmaras de bronzeamento artificial. Chegou a fazer duas sessões de 20 minutos por semana, mas decidiu parar. "Começaram a aparecer umas manchinhas brancas na pele quando eu voltava à minha cor natural."

A apresentadora disse ter procurado médicos e dermatologistas, que não souberam identificar a causa do aparecimento das manchas nem dizer se havia alguma ligação com o bronzeamento artificial. Segundo ela, eles apenas disseram que poderiam ser influenciadas pelo sol.

Daniela disse nunca ter procurado um dermatologista para receitar a quantidade correta de sessões e de exposição aos raios ultravioletas emitidos pela máquina de bronzeamento. De acordo com a apresentadora, ela sequer teve o acompanhamento de um dermatologista enquanto fazia as sessões.

Sem atestado
O coordenador do Programa Nacional de Controle de Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcus Maia, disse que a portaria da Anvisa deverá alertar pessoas como a apresentadora, ou seja, que utilizavam o serviço sem consentimento médico.

Daniela disse que não pretende voltar a frequentar as clínicas. "Prefiro minha cor natural. Estou fugindo de tudo aquilo que é artificial."

A personal trainer Mariana Dib, 25, apresentadora de um programa na Rede Mulher, disse que faz bronzeamento artificial mesmo sem o aval de seu dermatologista. "Não tenho tempo para pegar sol, mas quando posso, prefiro."

Mariana disse que muitas vezes esconde de seu dermatologista, que mora em Ribeirão Preto, onde ela nasceu, que fez sessões de bronzeamento artificial. De acordo com Mariana, ela frequenta as câmaras há dois meses, quando mudou para São Paulo.

Mariana diz não temer qualquer risco à sua saúde porque, segundo ela, não exagera na utilização do equipamento. De acordo com a personal trainer, ela faz uma sessão de cerca de 20 minutos por semana.
Especialistas dizem que cada tipo de pele tem um limite de exposição que pode ser definido apenas por dermatologistas.

Clínicas amadoras
A apresentadora da Rede TV! Nani Venâncio também disse não ter medo de qualquer risco à saúde, desde que o bronzeamento seja feito em clínicas respeitadas. Com as novas normas, segundo ela, será mais fácil identificar os institutos que cumprem todas as especificações pedidas pelo órgão.

Nani disse nunca ter frequentado assiduamente as câmaras de bronzeamento. De acordo com a apresentadora, ela chegou a fazer duas sessões semanais de meia hora. Nani disse que, por ser naturalmente morena, sua pele corre menos riscos de sofrer agressões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página