Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2003 - 08h37

Malhação para idosos ganha trilha sonora com violinos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Encarar uma rotina de atividades físicas é, para muita gente, um desafio. Para aqueles que já passaram dos 60, então, é preciso muito mais do que disposição para enfrentar a bicicleta, a caminhada, as aulas de alongamento ou de tênis. Mas as grandes academias de ginástica de São Paulo oferecem atividades e programas específicos, que têm tirado as pessoas da terceira idade de casa.

A Fitcor funciona dentro da Fórmula Academia. Em vez das batidas frenéticas da música eletrônica, o som sutil dos violinos. Em vez de pessoas suando copiosamente, um grupo de maiores de 60, que se reúnem em uma área especial da academia, muito mais tranquila.

"Temos um programa totalmente voltado para a prevenção, ideal para combater a perda de capacidade funcional", explica o professor de educação física José Alberto Aguilar Cortez. O veterano da turma é o aposentado Alberto Sacramento, 86. "Aqui me sinto em casa. Adoro fazer bicicleta, esteira e alongamento. Sempre encaminho os relatórios das atividades ao meu médico."

Ariadne Marques da Cruz, 65, também aposentada, está firme na rotina de exercícios há três anos. "O que mais me atrai é o grupo. O envolvimento social é indispensável para estimular nossas atividades", conta ela. O advogado David Feldman, 69, concorda. "Sem a sociabilidade, o exercício fica chato. Além disso, todos temos as mesmas condições físicas, o que dá um equilíbrio para as atividades."

A Companhia Athletica oferece o programa Platinium, elaborado para a terceira idade e que abrange as áreas de ginástica, musculação, esportes e natação. Na Competition, o programa Senior, que existe há dez anos, tem como um dos objetivos facilitar tarefas rotineiras, como abaixar para pegar um objeto, descer e subir escadas etc. Já em uma das unidades da Bio Ritmo há aulas que trabalham prioritariamente o equilíbrio, a coordenação motora e a agilidade.

Bio Ritmo: tel. 0/xx/11/3766-8100; Companhia Athletica: tel. 0/xx/11/5506-3000; Competition: tel. 0/xx/11/3667-1677; Fórmula/Fitcor: tel. 0/xx/ 11/3094-3100; Programa Autonomia para Atividade Física para Idosos, da Faculdade de Educação Física da USP: 0/xx/11/3091-3182

Leia mais:

  • Empresas oferecem serviços que dão liberdade para maiores de 60

  • Acompanhante na terceira idade gera sensação de confiança

  • Dentistas se especializam em tratamentos para idosos

  • Agência oferece passeios sem limite de idade


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página