Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2003 - 05h30

Itália e França inspiram antepasto

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Tanto italianos quanto franceses gostam de misturar berinjela, tomate, pimentão, cebola e abobrinha, entre outros ingredientes, colocar tudo no forno, regar com azeite e servir o resultado da alquimia como antepasto. Na França, a combinação é chamada de "ratatouille"; na Itália, "caponata". Em São Paulo, o prato ganhou uma versão simplificada, cuja receita segue abaixo e leva o apelido de "caponatina". Sua criadora, a chef Stela Krempel, dá uma dica: quando incrementada com mais azeite e salsinha, a "caponatina" transforma-se em um molho diferente para colorir "penne" cozido ao dente.

"Caponatina"

Calorias (por porção): 262; carboidratos: 15,5 g; proteínas: 3,8 g; lipídeos: 20,5 g

Ingredientes (para seis porções)
2 berinjelas médias, 4 abobrinhas finas e escuras, 30 ml de azeite de oliva, 70 g de azeitonas verdes sem caroço e cortadas em anéis, 1/2 dente de alho esmagado no sal, 50 g de nozes quebradinhas, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, óleo para fritar, salsinha micropicadinha, sal (de preferência grosso e moído na hora) e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de fazer
Corte as berinjelas em cubos e coloque-os de molho em água por alguns minutos para perder o amargor. Tempere a berinjela com sal (pouco) e pimenta, coloque em uma assadeira, regue com azeite e leve ao forno. Asse em forno médio até os cubos murcharem, revolvendo-os de vez em quando para não queimarem. Reserve. Lamine as abobrinhas em rodelas finas e tempere-as com sal e pimenta. Passe as rodelas na farinha de trigo e frite-as em óleo quente até ficarem crocantes. Misture os cubos assados de berinjela com as azeitonas, o alho e as nozes picadinhas. Acrescente a salsinha e, por cima, coloque as abobrinhas. Sirva como entrada sobre folhas verdes.

Receita da chef Stela Krempel, do restaurante Rosmarino.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página