Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2003 - 04h33

Ginástica facial reduz flacidez e rugas

Publicidade

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo

Há quatro anos, quando a massoterapeuta Sônia Mendes dizia ter 38 anos era comum as pessoas desconfiarem de que ela estivesse mentindo a idade. Com a pele do rosto flácida, olheiras e uma considerável "papada" no pescoço, ela mesmo se sentia envelhecida.

Recém-separada e com a filha doente, sua face refletia a dor do momento. Na época, foi convidada a integrar um grupo de estudos sobre ginástica facial. Ficou tão impressionada com os resultados, que nunca mais parou. "Resgatei a minha auto-estima. Hoje, os meus 15 minutos diários de malhação no rosto são sagrados."

Assim como Mendes, muitas pessoas têm descoberto que os músculos da face, do pescoço e do colo também precisam de exercícios físicos da mesma maneira que os do resto do corpo. Mas é preciso ter disciplina e incorporar as atividades na rotina diária para que os resultados permaneçam.

Inicialmente usada como terapia para portadores de paralisia no rosto, a ginástica facial pode reduzir sinais de expressão e prevenir a formação de rugas. Os exercícios estimulam a circulação sanguínea, o que faz com que as células recebam mais nutrientes e a pele fique mais firme e elástica.

Porém é fundamental que os exercícios sejam orientados por um profissional. Segundo a dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia em São Paulo, movimentos errados podem sobrecarregar os músculos da testa e acentuar ainda mais os sinais de expressão. Outro risco são os distúrbios das ATMs (articulação temporomandicular).

Segundo a fonoaudióloga Vera Mendes, 44, primeiro é preciso conhecer os hábitos da pessoa e suas funções básicas, como mastigação, respiração, deglutição e fala. A partir disso, é feito um trabalho para corrigir os fatores que estão interferindo na simetria facial.

A pessoa que concentra muita tensão na testa, por exemplo, terá de se submeter primeiro a um relaxamento, seguido de tonificação da região, para depois começar os exercícios faciais.

O tratamento dura em média três meses e pode variar de profissional para profissional. Em geral, durante as sessões há massagem com acupressão (pressão em determinados pontos energéticos) e drenagem linfática, para ajudar na sensibilização dos músculos do rosto. As áreas trabalhadas são as do queixo, do pescoço, da boca, do nariz, das maçãs do rosto, dos olhos, das têmporas e da testa.

Em até três meses, os especialistas garantem que há um resgate da linha dos olhos, das sobrancelhas, dos lábios, das bochechas e do contorno do rosto. A pele também passa por uma regeneração celular e ganha tonicidade.

Para Denise Steiner, os melhores resultados são verificados na região das bochechas e do pescoço, que, com os músculos tonificados, ganha contornos mais bem definidos. "Os resultados vão variar de acordo com a genética, o biotipo e as doenças que a pessoa por ventura já tenha."

Como acontece com o resto do corpo, o resultado dos exercícios faciais serão melhores se a pessoa adotar uma dieta com alimentos que nutrem os músculos, como os que contêm vitaminas C e E.

Dieta

Segundo a terapeuta facial Bartira Bravo, 55, que trabalha na área de ginástica facial há 12 anos, é possível recuperar a musculatura do rosto em qualquer idade, embora a resposta seja menor com o passar dos anos.

Para quem está fazendo dieta, afirma a terapeuta, é importante que os exercícios faciais sejam feitos simultaneamente à perda de peso para que a musculatura não fique flácida e perca a tonicidade. Nos casos em que a flacidez da pele já aconteceu, os exercícios na face vão ajudar na vascularização das fibras musculares.

Além de combater a sobrecarga de tensão no rosto, os exercícios podem corrigir a respiração e a mastigação inadequadas. Bravo cita o exemplo de jogadores de basquete que concentravam pontos de tensão devido ao hábito de mascar chicletes nos treinos e nos jogos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página