Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2003 - 13h01

ONGs oferecem terapia grátis a homens que agridem mulheres

Publicidade

MARCIA PEREIRA
do Agora SP

Para entender a razão pela qual Marcos agride Raquel (Helena Ranaldi) na novela "Mulheres Apaixonadas", Dan Stulbach foi conhecer de perto o trabalho do Instituto Noos, no Rio.

Lá, ele descobriu que, pela primeira vez, a instituição formou uma turma com homens que os procuraram por vontade própria, fato atribuído à repercussão da novela.

A ONG faz trabalho em grupo com homens que cometeram violência contra mulheres.

Na sua maioria, desde 99, o Noos é indicado pela Justiça como uma pena alternativa. "Acabamos de iniciar um grupo com 80% de homens que vieram à procura de ajuda", comemora o coordenador Fernando Acosta.

Os agressores passam por entrevistas e, em seguida, participam das reuniões semanais, que duram cinco meses. Acosta revela que só 5% deles voltam a cometer as mesmas atrocidades.

"O machismo é uma doença cultural. Apenas 6% dos agressores têm distúrbio mental." Em São Paulo, a ONG Pró-Mulher Família e Cidadania desenvolve um trabalho semelhante.

A partir do atendimento jurídico a famílias que recebem até cinco salários mínimos, mulheres que apanham e homens agressores são encaminhados a terapia em grupo.

ONG Pró-Mulher - De segunda a sexta, das 8h às 17h. R. Pedroso de Moraes, 2.178, tel.: 0/xx/11/3812-4888.
Instituto Noos - tel.: 0/xx/21/2579-2357.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página