Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2003 - 08h01

Botânico ensina a florescer as refeições

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Mais que efeito decorativo. Na cozinha, as flores alimentam tanto os sentidos como o corpo. É o que mostra o botânico Gil Felippe, professor aposentado da Unicamp (Univ. Est. de Campinas) e Ph.D em fisiologia vegetal pela Universidade de Edimburgo (Escócia), no livro "Entre o Jardim e a Horta - As Flores que Vão para a Mesa" (288 págs., R$ 40), ilustrado pela artista plástica Maria Cecília Tomasi, do Instituto de Botânica de São Paulo.

Recém-lançado pela Editora Senac São Paulo (tel. 0/xx/11/3284-4322), o livro mescla conhecimento botânico --"traduzido" para leigos-- com culinária.

O levantamento de Felippe inclui flores de todo o mundo, algumas raras no Brasil. Mas há também receitas surpreendentes --doces e salgadas-- com ingredientes disponíveis em floriculturas, jardins e vasos urbanos de tempero, como salada de crisântemo com camarões, macarrão com bico-de-princesa, melão com flores de manjericão, ovos com hibisco, gelatina cremosa de rosas, arroz-doce com gerânio, sorvete de madressilva e botões de girassol açucarados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página