Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2003 - 06h06

Tendinites podem não ter relação com computador

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Mesmo que uma pessoa utilize bastante o computador, problemas como as inflamações dos tendões (tendinites) podem não ter relação com o uso da máquina, explica o reumatologista da Universidade Federal de São Paulo Milton Helfenstein.

O médico fez doutorado em LER (lesões por esforços repetitivos).

Segundo Helfenstein, a causa do problema pode não ser ligada a esforços repetitivos no computador, mas a predisposição genética, distúrbios metabólicos, como o diabetes, e infecções.

Permanecer muito tempo na mesma posição e até o biótipo físico da pessoa também podem contribuir para esse tipo de problema.

"Há uma demonização do computador, mas não é bem assim", afirma Helfenstein. "Também é um mito achar que as tendinites não têm cura. Estudos mostram que isso pode ocorrer entre uma e três semanas."

O reumatologista defende o uso adequado dos computadores. Segundo ele, não é bom ficar mais do que uma hora sentado na frente da tela sem levantar ou alongar.

No entanto, não há parâmetros científicos para o uso recreativo da máquina. O que existe é uma regra para o uso profissional. Um digitador profissional, por exemplo, deve digitar por 50 minutos e descansar outros dez. E não pode fazer mais de 40.000 toques por dia.

De acordo com o oftalmologista Paulo Augusto de Arruda Mello, professor-adjunto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), também é mito achar que o computador "gasta" os olhos. "É preciso que os pais achem outro pretexto para tirar os filhos da frente da tela", brinca.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página