Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2007 - 10h56

Especialistas respondem a 25 perguntas sobre queda de temperatura

Publicidade

AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo
MARIANA BERGEL
Colaboração para a Folha de S.Paulo

O famoso hábito inglês de conversar sobre o tempo nunca fez muito sucesso por aqui, país tropical e de poucas variações climáticas. Mas a chegada de sucessivas frentes frias ao longo das últimas semanas, antes mesmo da chegada "oficial" do inverno, no dia 21 de junho, tem garantido ao tema lugar cativo em qualquer bate-papo.

Seja no táxi, na fila do mercado, na sala de espera, basta alguém mencionar o frio para surgirem mil questões e teorias: "Roupa de cachorro é frescura?", "frio dá dor de cabeça", "mulher é mais friorenta que homem".

E, mesmo se o interlocutor não for muito comunicativo, não escapa do tema: logo alguém sugere que o frio deixa as pessoas assim mesmo, mais "quietas e deprimidas".
Veja a seguir o que é mito ou verdade em relação aos efeitos do frio.

comportamento

1 A libido aumenta no frio?
Não. As pessoas se sentem mais ou menos dispostas para o sexo por questões biológicas e emocionais. O que acontece é que, quando está frio, ficamos mais tempo em casa, perto do(a) companheiro(a) para esquentar, e essa proximidade pode despertar o desejo. Mas, para algumas pessoas, o efeito pode ser o contrário: ver o outro com muita freqüência, num pijama nada sexy, pode acabar esfriando os ânimos.

2 Por que no frio os mamilos ficam duros?
Essa reação, também despertada pelo prazer sexual, tem uma explicação bem menos picante quando associada ao frio: assim como todos os outros músculos do corpo, os músculos da auréola mamária se contraem quando a temperatura diminui, por isso os mamilos ficam mais rijos.

3 Por que sentimos mais sono em dias frios?
Sair de baixo de um edredon quentinho para enfrentar o chuveiro realmente não é uma tarefa das mais agradáveis. Mas a vontade de dormir mais um pouco também está ligada à diminuição da luminosidade que ocorre no inverno. A luz do sol influencia o ciclo sono-vigília (que regula o sono). Já que os dias são mais curtos no inverno, há uma maior produção de um hormônio chamado melatonina, que é estimulado pela escuridão. É o excesso desse hormônio que nos faz sentir tanto sono nesse período.

4 Por que temos tanta vontade de comer mais no inverno?
Como o organismo aumenta a queima de gordura para se manter aquecido, o apetite aumenta. É uma forma natural de o corpo dizer que precisa de mais energia, reforçada por um apelo psicológico de que o calor da comida vai passar para nós. Mas pense duas vezes antes de atacar uma bela macarronada: o risco é chegar ao fim do inverno com vários quilos a mais. A quantidade extra de alimentos depende da temperatura e mesmo da constituição física de cada um: quando os termômetros apontam cerca de 10ºC, a queima calórica aumenta em cerca de 30%. Nesse caso, é possível ingerir 20% mais de calorias.

5 O álcool ajuda a esquentar o corpo?
Não. O álcool aumenta a vasodilatação do corpo, o que leva a um aumento no fluxo sangüíneo. A circulação de sangue dá uma sensação de calor, que é temporária e não corresponde a um aquecimento real do corpo. Além disso, é bom lembrar que bebidas alcoólicas são altamente calóricas.

6 A depressão é mais comum em países com invernos rigorosos? Por que ficamos mais tristes quando está frio?
Suspeita-se que a produção da melatonina também esteja relacionada à depressão. Nos países em que há baixa luminosidade, a produção desse hormônio é maior, e acredita-se que esse aumento da melatonina tenha uma relação inversa com a serotonina, neurotransmissor cuja diminuição levaria à depressão. Além disso, quando está frio, o nosso comportamento tende a ser mais introspectivo -saímos menos de casa e conversamos menos, por exemplo- e isso é um fator depressor.

CURIOSIDADE

A "depressão de inverno" ou "desordem afetiva sazonal" é caracterizada por fadiga, excesso de sono e isolamento nesse período do ano. Estima-se que ela afete 11 milhões de pessoas nos EUA --mulheres têm quatro vezes mais chances de ter a doença que homens

Moradores do Canadá e do norte dos Estados Unidos têm oito vezes mais chances de ter o problema que aquelas que vivem na Flórida e no México

CASA

7 Passarinho tem que ficar coberto na gaiola?
Sim, principalmente porque os pássaros também sentem frio e o vento causa muitos problemas respiratórios neles. Se estiver frio, é recomendável cobrir a gaiola ou colocá-la em um local fechado. No seu ambiente natural, os pássaros se protegem nas copas das árvores, enquanto nas gaiolas ficam muito expostos.

8 Regar as plantas no frio pode queimar as folhas?
Não. A única coisa que pode queimar as folhas é a geada. A recomendação, no entanto, é que, no frio, as plantas sejam regadas metade das vezes do que quando está calor. Isso porque o metabolismo, o consumo de água e a transpiração das plantas diminuem nesse período.

9 Cachorro sem pêlo precisa usar roupa?
Não importa de que raça o cachorro seja, e sim como ele foi criado. Se já está habituado ao frio, não precisa usar roupinhas. Mas, se ele não está adaptado a baixas temperaturas e vive dentro de casa, é importante vesti-lo, principalmente quando for sair para passear. Se o cão estiver tosado quando a temperatura baixar, também é aconselhável colocar roupa nele. Essas medidas são importantes porque é muito comum surgirem doenças respiratórias em cães quando está frio. Por isso também é preciso vaciná-los contra Parainfluenza canina e contra Bordetella bronchiseptica.

*CORPO *

10 Fazemos mais xixi no frio?
Sim. O corpo mantém a sua quantidade de água constante, por meio de um processo chamado homeostase. Quando a temperatura externa é muito mais fria do que a do corpo, a quantidade de água que eliminamos pelo suor e pela respiração é bem menor. Por isso, quando está frio, quem passa a lidar com o excesso de água no nosso organismo é o rim, que controla a bexiga. Assim, fazemos mais xixi porque é a forma encontrada pelo nosso corpo para manter equilibrado seu nível de água.

11 Frio dá dor de cabeça?
Sim. Os vasos do couro cabeludo estão em uma área que fica mais exposta do que outras partes do corpo e, por isso, o frio faz com que eles se contraiam mais do que os que estão em outras regiões. Essa contração faz com que os músculos que são nutridos por esses vasos recebam irrigação insuficiente de sangue. O uso de um gorro pode prevenir dores de cabeça dessa natureza.

12 Por que há tantos casos de conjuntivite no inverno?
A conjuntivite pode ser causada por dois fatores: uma infecção por vírus ou bactéria -cuja transmissão é facilitada pelas aglomerações de pessoas em ambientes fechados- ou uma alergia, causada pela exposição a ácaros ou a poluentes. Em ambos os casos, é preciso procurar um oftalmologista -o uso de colírios por conta própria pode trazer danos à saúde.

Sensibilidade

13 A sensibilidade ao frio é genética?
Sim. Um estudo publicado recentemente na revista "Nature" mostrou ser possível tornar camundongos insensíveis ao frio por meio de modificações genéticas -os cientistas descobriram que uma proteína, a TRPM8, transmite a sensação de frio para o cérebro e que, sem ela, os roedores reagem menos a baixas temperaturas.

14 Bebê tem de ficar sempre superagasalhado?
Só quando faz frio. Especialmente os recém-nascidos, que devem ter as extremidades (cabeça, mãos e pés) cobertos. Para identificar se o bebê está sentindo frio ou não, uma dica é verificar se suas mãos estão geladas ou se ele está irritado, o que pode ocorrer em função do frio. As crianças pequenas têm uma perda maior de calor do que os adultos, pois seu mecanismo de controle de temperatura é mais imaturo. Mas isso não significa agasalhar os pequenos mesmo nos dias quentes. Se um bebê estiver avermelhado e suando, é porque está sentindo calor. Nesse caso, deve-se tirar o excesso de agasalhos. 15 Mulheres são mais friorentas que homens? Segundo especialistas, não é possível afirmar isso cientificamente. A sensibilidade ao frio é uma característica individual e está relacionada a outros fatores, como idade e peso -quanto mais velha ou magra uma pessoa é, mais frio ela sente. Uma hipótese que pode estar relacionada a essa percepção de as mulheres serem mais friorentas é a presença de doenças reumáticas. Esse tipo de problema acomete mais as mulheres e o frio piora os sintomas, como deficiência na irrigação sangüínea e dores nas articulações.

16 Por que idosos sentem mais frio que jovens?
A pele mais fina, problemas na circulação sangüínea e uma menor concentração de gordura subcutânea tornam os idosos mais suscetíveis à diminuição de temperatura. Afinal, a gordura age no organismo como um isolante térmico. Mas isso não serve como desculpa para manter o excesso de peso, associado a muitos problemas que afetam essa faixa etária, como diabetes -melhor caprichar no agasalho.

RESPIRAÇÃO

17 Por que os problemas respiratórios pioram no frio?
Ar frio, maior poluição, concentração de pessoas em ambientes fechados e o resgate, do fundo do armário, de edredons, mantas e roupas de lã. Esses são os principais vilões para o sistema respiratório nesse período. O ar frio e seco irrita os brônquios (que são submetidos a uma maior contração muscular) e a mucosa nasal -o que estimula os mastócitos a liberarem uma maior quantidade de substâncias como a histamina, que leva à congestão nasal e à coriza. O mesmo processo pode ser desencadeado -e agravado- pela poluição do ar, que também tende a ser maior no inverno. Em ambientes fechados, o problema do ar é a maior concentração de agentes infecciosos, como vírus. Esses locais também representam um maior contato com um dos grandes inimigos de asmáticos -os ácaros, que encontram em mantas e peças de lã um ambiente muito propício à sua multiplicação.

18 A variação de frio e calor é ruim para a saúde?
Sim. Além de "confundir" o hipotálamo, região cerebral que regula o mecanismo de vasoconstrição e de queima de gordura, a alternância de frio e calor faz com que os cílios da garganta e do pulmão trabalhem errado. No frio, esses cílios ajudam a levar o muco do pulmão para cima. No calor, esse mecanismo pára. A variação constante altera o funcionamento dos cílios, e a expulsão do muco é menos eficaz.

19 Por que a poluição piora no inverno?
Nesse período, há uma diminuição na quantidade e na intensidade de chuvas e ventos, que ajudam a dispersar os poluentes. Além disso, o frio promove a inversão térmica: evento em que o "teto" da atmosfera que os poluentes conseguem alcançar é mais baixo. Essa camada, que no verão pode ter mais de mil metros de altura, devido à capacidade de expansão do ar quente, pode chegar a 200 metros no inverno. "Espremidos" nessa faixa menor, os poluentes ficam mais concentrados.

CURIOSIDADE

O ozônio é o único poluente cuja concentração diminui no inverno. Sua liberação está relacionada à radiação solar, que é menor nessa época

PELE

20 Por que sentimos mais frio nos pés e nas mãos?
Quando a temperatura diminui, há uma concentração de sangue na cabeça e no abdômen, para manter aquecidos os órgãos vitais (cérebro, coração, pulmão, rins etc.). Com isso, a irrigação sangüínea diminui nas extremidades do corpo, como mãos e pés, que ficam mais frios. Em casos específicos, porém, o frio nas mãos e nos pés pode estar relacionado a doenças reumáticas em que a deterioração do tecido colágeno compromete a irrigação dessas áreas.

21 Por que a pele fica ressecada?
Durante o frio, as glândulas sebáceas, que produzem uma camada de oleosidade protetora da pele, ficam menos ativas, e a pouca gordura produzida costuma ser removida durante o banho, devido ao contato prolongado com a água quente. Isso facilita a evaporação da água presente na epiderme, o que deixa a pele seca. Beber pouca água e ter uma alimentação ruim também são fatores que interferem na hidratação da pele. O ressecamento excessivo pode até gerar coceiras.

22 Lamber os lábios os deixa ainda mais ressecados?
Sim. Passar a língua nos lábios para umedecê-los pode ter o efeito contrário e deixá-los ainda mais secos. Com pele fina e expostos ao ar frio e seco, os lábios são ainda mais agredidos no contato com a saliva, devido à acidez que ela tem. A melhor opção para evitar que eles rachem é usar produtos como a manteiga de cacau.

23 Por que o rosto fica vermelho no frio?
O visual de quem "pegou sol" é, na verdade, reflexo de uma estratégia compensatória do corpo --uma vasodilatação para tentar "esquentar" a pele fria. Essa concentração de sangue é ainda mais visível em quem tem a pele clara, fina e com muitos vasinhos sangüíneos aparentes.

24 Por que a depilação dói mais no frio?
As terminações nervosas ficam mais sensíveis e os poros, mais contraídos, o que torna a saída do pêlo mais dolorosa. A boa notícia é que, uma vez passado o sofrimento, os pêlos demorarão mais a crescer, já que a vasoconstrição provocada pelo frio compromete a nutrição do folículo piloso.

25 É mesmo melhor se submeter a cirurgias no inverno?
Sim. Embora quase todas as cirurgias possam ser feitas em qualquer época do ano, o inverno é mais indicado por permitir um pós-operatório mais confortável. Após uma cirurgia abdominal, por exemplo, é preciso usar cinta durante um mês -o que se torna ainda mais incômodo em dias quentes, já que o calor favorece um maior inchaço do corpo. Outro fator importante é a exposição ao sol --as cicatrizes devem ser protegidas do sol durante seis meses após a cirurgia, já que nesse período há um maior risco de pigmentação da pele. Procedimentos como o peeling devem ser feitos no inverno por esse mesmo motivo --e, mesmo nos dias frios, o uso do protetor solar é indispensável para evitar manchas.

Fontes CARLOS EDUARDO KOMATSU, gerente do departamento de tecnologia do ar da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental); CECI MENDES CARVALHO LOPES, ginecologista da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo); DANIELA SILVEIRA, nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); DENISE STEINER, presidente da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional do Estado de São Paulo; Departamento de psiquiatria da universidade de Yale; EGBERTO REIS BARBOSA, neurologista do Hospital das Clínicas (HC) da USP; EUGÊNIO GONZALEZ CAÇÃO, secretário da SBCP-SP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo); ISABEL REY MADEIRA, presidente do departamento de pediatria ambulatorial da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria); LAUREDO VENTURA BANDEIRA, diretor da Sociedade Brasileira de Reumatologia; LUIZ RENATO FLAQUER, diretor científico da SPMV (Sociedade Paulista de Medicina Veterinária); MARIA DE FÁTIMA MARCELOS FERNANDES, diretora da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia); PATRÍCIA SANTORO, otorrinolaringologista do HC; PAULO OLZON, clínico-geral da Unifesp; RAPHAEL BOECHAT, psiquiatra da UnB (Universidade de Brasília); RICARDO BOTTICINI PERES, endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein; TAÍS TOSTES GRAZIANO, pesquisadora do IAC (Instituto Agronômico de Campinas)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página