Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2003 - 05h24

Procura por dieta aumenta após as festas

Publicidade

AURELIANO BIANCARELLI
da Folha de S.Paulo

Faltavam poucas horas para a ceia do Ano Novo e Cleide olhava da janela do hotel os corpos que desfilavam na piscina. Olhava com inveja. Meia hora depois, estava diante do computador do hotel, decidida a começar a emagrecer naquela noite mesmo. Conectou-se a um site para perda de peso, o "emagrecendo", e passou a seguir as instruções. "Nunca mais fiquei deprimida vendo os corpos na beira da piscina", diz Cleide Roseli Fantinato, 49.

Com Maria Aparecida Vieira Rodrigues, 60, foi bem o contrário. Sabendo que não resistiria a uma ceia de fim de ano, começou o programa de reeducação alimentar Sanavita ainda no mês de junho. "Quando chegaram as festas, eu já estava preparada para comer de tudo um pouco, sem passar vontade, nem deixar de lado meu panetone."

Como essas duas personagens, os especialistas igualmente se dividem quanto ao melhor momento para começar um regime. Roberta Horschutz Stella, nutricionista responsável pelo serviço do Cyber Diet, diz que, em janeiro de 2003, o número de novos assinantes cresceu em 130% com relação a dezembro passado.

Andrea Dario Frias, doutora em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita, diz que esse "não é o melhor período" para iniciar um regime. "As tentações são muitas, você pode acabar cedendo e depois se sentindo derrotado, sem coragem para recomeçar. Nessa época, o melhor é estar com os amigos e fazer planos para o ano que vai começar."

No Vigilantes do Peso, o número de pedidos de informação cresce às vésperas das festas, mas a adesão aos programas só acontece em janeiro. "Alguns pedem informações, depois dizem que vão se despedir comendo muito", diz Cleide Buzzato Vaz Guimarães, gerente administrativa da filial São Paulo. Segundo ela, o Vigilantes do Peso recebe 2.000 novos sócios por mês e em janeiro esse número cresce em mais de 30%.

Há especialistas que concordam com uma "folga" no período de festas. Não será um dia de excessos que impedirá você de iniciar, logo em seguida, um programa de emagrecimento. Um exagero de fim de semana também não estraga a dieta de ninguém. Mas é certo que deixa muita gente com culpa.

Os vários serviços consultados descreveram um perfil de reação do leitor bastante parecido. A procura, que costuma crescer desde o início da primavera, cai nas semanas de festas do final do ano, depois sobe nos dias após o Reveillón. É como se as pessoas se sentissem culpadas.

Nos EUA, uma pesquisa feita entre os grandes sites de dietas mostrou que aumenta muito o número de pessoas procurando informações e ajuda nos dias que antecedem às festas, muitas se preparando para reparar o que comerão em excesso.

Mais rigorosa, a psicóloga Rosemeire Zago alerta para as desculpas que as pessoas costumam arrumar nesses períodos, o que terá custos posteriores. "Caso esteja participando de um programa de reeducação alimentar", saiba que a "continuidade do processo é imprescindível", escreve a psicóloga no site do Cyber Diet.

Fernando Duriguello, gerente de marketing do "emagrecendo", diz que entre os que aceitam o desafio de iniciar uma dieta neste momento estão aqueles que sempre vêem no Ano Novo a possibilidade de mudar alguma coisa, de recomeçar. Para alguns, será uma frustração. "Nossas nutricionistas procuram interpretar o perfil da pessoa e sugerem a ela se deve começar agora ou esperar o final das festas para iniciar um regime."

Para alguns, começar uma dieta diante da mesa pronta do Reveillón seria como jogar o último cigarro fora antes de prometer que não fumará mais.

O "emagrecendo" tem de 2.000 a 2.500 assinantes por mês, que adotam programas que seguem a "dieta dos pontos", criada pelo professor Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas. O método atribui pontos a cada alimento para que a pessoa monte sua refeição.

O programa Vigilantes do Peso faz reuniões periódicas e ensina as pessoas a comerem de maneira certa e nos horários adequados. "Para as festas, por exemplo, lembramos que é preciso tomar um bom café e não pular refeições, de forma a não chegar com muita fome à ceia", diz Cleide Guimarães.

O programa de reeducação Sanavita foi desenvolvido na Esalq-USP pela equipe da professora Jocelem Mastrodi Salgado há 20 anos e já teria beneficiado mais de 400 mil pessoas. Do programa constam cardápios de 1.800 calorias, seguindo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, equilibrado com um alimento à base de proteínas vegetais.

O Cyber Diet trabalha em três frentes: motivação, incentivo à prática de atividade física e alimentação correta.

A maioria dos serviços tem nutricionistas à disposição e sites que dão dicas e receitas, inclusive pratos leves para esse período.

>Saiba mais:
Vigilantes do Peso:
www.vigilantesdopeso.com.br; tel.: 0/xx/11/ 3159.2552; Sanavita: www.sanavita.com.br, 0800-554414; Cyber Diet: www.cyberdiet.com.br; e www.emagrecendo.com.br, tel.: 0/xx/ 11/3882-1500
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página