Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2004 - 07h06

Malhação na piscina inclui bicicleta e artes marciais

Publicidade

AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

Nem natação nem hidroginástica. A principal atração das academias nesse verão é pedalar, correr, jogar capoeira e até pular em camas elásticas dentro d'água.

"Antigamente, atividades na piscina eram ligadas a pessoas na terceira idade ou obesas. Agora, com essas novidades, as academias atraem todos os públicos", afirma a fisioterapeuta Regina Torres Freire, especialista em esportes. Essa mudança de percepção é, segundo ela, vantajosa.

A malhação na água tem a vantagem de reduzir o impacto nas articulações --e, conseqüentemente, os riscos de lesões. Por isso, é ideal para quem vem de uma temporada de sedentarismo ou está acima do peso, segundo o professor Sérgio Braz, da Reebok Sport s Club. "No verão muitas pessoas decidem emagrecer e começam a correr e pedalar muito para perder peso. Aí têm problemas no joelho, por sobrecarga."

Outra vantagem é que, como os movimentos realizados na piscina exigem mais esforço, a queima de calorias é maio r. Na academia Kainágua, por exemplo, há aulas de esteira na piscina. No exercício, chamado de Aquafit, a queima calórica chega a ser 140% maior do que na esteira comum, diz o professor de educação física Fábio Silveira. Já o impacto sobre as articulações é 45% menor.

Os benefícios fazem com que a adaptação de exercícios para a água seja utilizada por muitos atletas profissionais. A preparadora física Roberta Rosas, que já atendeu dançarinos, corredores e até golfistas, desenvolveu a hidrobike, utilizada na academia Olímpia nas aulas de spinning aquático, e trouxe ao Brasil a deep running, modalidade --existente em algumas academias, como a Bio Ritmo-- em que o atleta "corre" na água com um colete ou cinto flutuante. As possibilidades vão além. "Já vi uma palestra sobre um tailandês que luta jiu-jitsu na água ", afirma Rosas.

Em Salvador, o educador físico Odilon Góes desenvolve, há dez anos, a hidrocapoeira. "É uma técnica inovadora que dá ênfase à nossa identidade cultural."

Em São Paulo também há aulas de luta adaptadas para o meio aquático. Na academia Projeto Acqua, as aulas de hidroginástica contam, em alguns dias, com golpes de kick boxe. Na Fórmula há o hidrofight, que mistura golpes de diferentes artes marciais.

Várias dessas novidades, é claro, são modismos de verão. Na Reebok Sport s Club, por exemplo, as aulas de hidro slim summer, com bolas e tornozeleiras, devem durar apenas dois meses.

Apesar dos benefícios, nem todas as atividades aquáticas são aconselháveis para todos. Aulas de Acqua Jump (realizadas na Cia. Athletica com camas elásticas dentro da piscina), por exemplo, não devem ser feitas por gestantes ou pessoas com lesões na coluna ou nas articulações.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página