Equilíbrio
23/08/2007 - 16h34

Comprimidos de cálcio reduzem o risco de fratura provocada por osteoporose

Publicidade

da France Presse, em Paris

O suplemento de cálcio puro ou combinado com a vitamina D reduz em 12% o risco de fratura provocada pela osteoporose após os 50 anos. A descoberta foi revelada por uma pesquisa publicada na revista Lancet, nesta quinta-feira, a partir de uma análise de 29 estudos que envolveram cerca de 64.000 idosos.

Para um tratamento de duração média de 3 a 5 anos, a redução do risco de fratura é acompanhada de uma redução da perda óssea no quadril e da coluna vertebral, resume Benjamin Tang, da University of Western Sydney, na Austrália, um dos principais autores da pesquisa.

Nos estudos onde as pessoas em questão realizaram corretamente o tratamento (taxas de cumprimento de pelo menos 80%), o risco de fratura foi reduzido em cerca de 24%. Os 29 ensaios analisados referiam-se unicamente ao suplemento de cálcio, excluindo os estudos sobre o impacto da alimentação.

A adição de vitamina D junto com o cálcio não afeta significativamente a eficácia do resultado, afirmou Tang.

O número de fraturas no quadril, favorecidas pela fragilidade óssea ou por osteoporose ligada ao envelhecimento, pode triplicar no mundo entre 1990 e 2050, passando de 1,7 milhão a 6,3 milhões, de acordo com um estudo publicado em junho de 2006 na The Lancet.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca