Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2004 - 02h34

Berinjela não reduz o colesterol

Publicidade

JULIO ABRAMCZYK
especial para a Folha de S.Paulo

Segundo pesquisas realizadas com camundongos e coelhos, o suco de berinjela com laranja parecia ter ação positiva na redução do colesterol no sangue e poderia ser uma alternativa aos caros medicamentos para hipercolesterolemia (aumento da taxa de substâncias gordurosas no sangue, que podem obstruir as artérias).

No entanto, para reduzir os níveis de colesterol no sangue de humanos, a berinjela não é uma opção válida e não substitui remédios (estatinas), segundo pesquisa de Juliana Marchiori Praça e dos colaboradores do Incor (Instituto do Coração) da Faculdade de Medicina da USP Andréa Thomaz e Bruno Caramelli.

Nos "Arquivos Brasileiros de Cardiologia" deste mês, publicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os autores relatam estudo feito com 21 pessoas com níveis de colesterol acima de 200 mg/dl, divididos nos grupos berinjela, estatina e controle (sem tratamento). Após seis semanas, apenas o grupo que recebeu o medicamento (lovastatina) apresentou diminuição significativa na dosagem do colesterol total.

A pesquisa conclui que a dieta com baixo teor de colesterol e as estatinas devem ser recomendados para a prevenção primária e secundária da aterosclerose.

A orientação faz parte das Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e da Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página