Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2004 - 06h40

Bombeiros encarnam modelo de "príncipe moderno"

Publicidade

AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

Sirene. Trovões. Gritos. Uma voz que anuncia nas caixas de som: "Sua casa pegou fogo? A chuva alagou tudo? Então você está precisando do... bombeiro!"

É a deixa para o mulherio ficar histérico e começar um dos mais concorridos shows do Clube das Mulheres, em São Paulo. Nem cowboys, mecânicos ou médicos. Os bombeiros são os sex symbols da vez. "Há um ano e meio resolvi montar o show do bombeiro, já que não tinha na casa e algumas mulheres pediam. Mas nos últimos meses virou um fetiche! Elas ligam para saber quando eu faço show. O número de convites para despedidas de solteiras praticamente dobrou", diz o stripper Eduardo Oliveira, 31.

A razão do sucesso, para Oliveira, é bem clara: a novela "Celebridade", da Rede Globo, que tem como um de seus destaques o bombeiro e símbolo sexual Vladimir Coimbra, interpretado pelo ator Marcelo Faria. Se o charme de Vladimir já havia chamado a atenção para a categoria, os boatos sobre um suposto "affair" entre Luma de Oliveira e o capitão José Albucacys de Castro Júnior selaram a tendência.

Albucacys está na capa do calendário Heróis do Rio, que traz apenas fotos de bombeiros. Na última semana, o site do calendário (www.heroisdorio.com.br) saiu duas vezes do ar, devido ao número excessivo de acessos.

O empresário Marcio Gomes criou o calendário em 2002, após passar férias em Nova York. "Lá, a folhinha é um sucesso absoluto. Em 2003, vendeu 1 milhão de exemplares, por conta dos atentados às torres gêmeas. Dois bombeiros que morreram no incêndio haviam sido fotografados", disse.
No site também é possível comprar a camiseta Heróis do Rio e saber que, em breve, será lançada uma grife de peças íntimas e de banho chamada Burning --que poderia ser traduzida como "pegando fogo". O slogan: "Roupas para homens de verdade".

A publicidade tem aproveitado a tendência. A marca de lingeries Duloren, por exemplo, divulgou no fim de 2003 uma campanha na qual aparecem uma mulher e dois bombeiros na frente de um prédio em chamas. "Agora a onda é bombeiro, então nós os mostramos como ícone do desejo feminino", diz Marcelo Gorodicht, diretor-geral da MG Comunicação, responsável pela campanha.

"Os bombeiros encarnam o homem idealizado", diz a sexóloga Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade da USP. Isso porque, no imaginário feminino, eles reúnem dois requisitos: são fortões, mas sem perder a ternura.

"Na profissão, eles têm que ser corajosos, eficientes, sensíveis na hora de atender as vítimas. A mulher fantasia com o bombeiro uma relação na qual será protegida, resgatada", afirma Abdo.

Que não se pense, porém, que essas fantasias revelam mulheres dependentes e frágeis. Recentemente, o fotógrafo inglês Nick Knight perguntou a 14 mulheres bem-sucedidas e famosas, como as cantoras Björk e Courtney Love e a atriz Catherine Deneuve, quais as suas fantasias sexuais. Com base nas respostas, elaborou as fotografias do badalado calendário da Pirelli deste ano. A foto de abril traz uma modelo no elevador com cinco... bombeiros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página