Publicidade
Publicidade
14/03/2004
-
06h40
AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo
Sirene. Trovões. Gritos. Uma voz que anuncia nas caixas de som: "Sua casa pegou fogo? A chuva alagou tudo? Então você está precisando do... bombeiro!"
É a deixa para o mulherio ficar histérico e começar um dos mais concorridos shows do Clube das Mulheres, em São Paulo. Nem cowboys, mecânicos ou médicos. Os bombeiros são os sex symbols da vez. "Há um ano e meio resolvi montar o show do bombeiro, já que não tinha na casa e algumas mulheres pediam. Mas nos últimos meses virou um fetiche! Elas ligam para saber quando eu faço show. O número de convites para despedidas de solteiras praticamente dobrou", diz o stripper Eduardo Oliveira, 31.
A razão do sucesso, para Oliveira, é bem clara: a novela "Celebridade", da Rede Globo, que tem como um de seus destaques o bombeiro e símbolo sexual Vladimir Coimbra, interpretado pelo ator Marcelo Faria. Se o charme de Vladimir já havia chamado a atenção para a categoria, os boatos sobre um suposto "affair" entre Luma de Oliveira e o capitão José Albucacys de Castro Júnior selaram a tendência.
Albucacys está na capa do calendário Heróis do Rio, que traz apenas fotos de bombeiros. Na última semana, o site do calendário (www.heroisdorio.com.br) saiu duas vezes do ar, devido ao número excessivo de acessos.
O empresário Marcio Gomes criou o calendário em 2002, após passar férias em Nova York. "Lá, a folhinha é um sucesso absoluto. Em 2003, vendeu 1 milhão de exemplares, por conta dos atentados às torres gêmeas. Dois bombeiros que morreram no incêndio haviam sido fotografados", disse.
No site também é possível comprar a camiseta Heróis do Rio e saber que, em breve, será lançada uma grife de peças íntimas e de banho chamada Burning --que poderia ser traduzida como "pegando fogo". O slogan: "Roupas para homens de verdade".
A publicidade tem aproveitado a tendência. A marca de lingeries Duloren, por exemplo, divulgou no fim de 2003 uma campanha na qual aparecem uma mulher e dois bombeiros na frente de um prédio em chamas. "Agora a onda é bombeiro, então nós os mostramos como ícone do desejo feminino", diz Marcelo Gorodicht, diretor-geral da MG Comunicação, responsável pela campanha.
"Os bombeiros encarnam o homem idealizado", diz a sexóloga Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade da USP. Isso porque, no imaginário feminino, eles reúnem dois requisitos: são fortões, mas sem perder a ternura.
"Na profissão, eles têm que ser corajosos, eficientes, sensíveis na hora de atender as vítimas. A mulher fantasia com o bombeiro uma relação na qual será protegida, resgatada", afirma Abdo.
Que não se pense, porém, que essas fantasias revelam mulheres dependentes e frágeis. Recentemente, o fotógrafo inglês Nick Knight perguntou a 14 mulheres bem-sucedidas e famosas, como as cantoras Björk e Courtney Love e a atriz Catherine Deneuve, quais as suas fantasias sexuais. Com base nas respostas, elaborou as fotografias do badalado calendário da Pirelli deste ano. A foto de abril traz uma modelo no elevador com cinco... bombeiros.
Bombeiros encarnam modelo de "príncipe moderno"
Publicidade
da Folha de S.Paulo
Sirene. Trovões. Gritos. Uma voz que anuncia nas caixas de som: "Sua casa pegou fogo? A chuva alagou tudo? Então você está precisando do... bombeiro!"
É a deixa para o mulherio ficar histérico e começar um dos mais concorridos shows do Clube das Mulheres, em São Paulo. Nem cowboys, mecânicos ou médicos. Os bombeiros são os sex symbols da vez. "Há um ano e meio resolvi montar o show do bombeiro, já que não tinha na casa e algumas mulheres pediam. Mas nos últimos meses virou um fetiche! Elas ligam para saber quando eu faço show. O número de convites para despedidas de solteiras praticamente dobrou", diz o stripper Eduardo Oliveira, 31.
A razão do sucesso, para Oliveira, é bem clara: a novela "Celebridade", da Rede Globo, que tem como um de seus destaques o bombeiro e símbolo sexual Vladimir Coimbra, interpretado pelo ator Marcelo Faria. Se o charme de Vladimir já havia chamado a atenção para a categoria, os boatos sobre um suposto "affair" entre Luma de Oliveira e o capitão José Albucacys de Castro Júnior selaram a tendência.
Albucacys está na capa do calendário Heróis do Rio, que traz apenas fotos de bombeiros. Na última semana, o site do calendário (www.heroisdorio.com.br) saiu duas vezes do ar, devido ao número excessivo de acessos.
O empresário Marcio Gomes criou o calendário em 2002, após passar férias em Nova York. "Lá, a folhinha é um sucesso absoluto. Em 2003, vendeu 1 milhão de exemplares, por conta dos atentados às torres gêmeas. Dois bombeiros que morreram no incêndio haviam sido fotografados", disse.
No site também é possível comprar a camiseta Heróis do Rio e saber que, em breve, será lançada uma grife de peças íntimas e de banho chamada Burning --que poderia ser traduzida como "pegando fogo". O slogan: "Roupas para homens de verdade".
A publicidade tem aproveitado a tendência. A marca de lingeries Duloren, por exemplo, divulgou no fim de 2003 uma campanha na qual aparecem uma mulher e dois bombeiros na frente de um prédio em chamas. "Agora a onda é bombeiro, então nós os mostramos como ícone do desejo feminino", diz Marcelo Gorodicht, diretor-geral da MG Comunicação, responsável pela campanha.
"Os bombeiros encarnam o homem idealizado", diz a sexóloga Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade da USP. Isso porque, no imaginário feminino, eles reúnem dois requisitos: são fortões, mas sem perder a ternura.
"Na profissão, eles têm que ser corajosos, eficientes, sensíveis na hora de atender as vítimas. A mulher fantasia com o bombeiro uma relação na qual será protegida, resgatada", afirma Abdo.
Que não se pense, porém, que essas fantasias revelam mulheres dependentes e frágeis. Recentemente, o fotógrafo inglês Nick Knight perguntou a 14 mulheres bem-sucedidas e famosas, como as cantoras Björk e Courtney Love e a atriz Catherine Deneuve, quais as suas fantasias sexuais. Com base nas respostas, elaborou as fotografias do badalado calendário da Pirelli deste ano. A foto de abril traz uma modelo no elevador com cinco... bombeiros.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sete coisas que talvez você não saiba sobre as estrias
- Campeões em insônia, idosos precisam de atividades para dormir melhor
- É possível perder 2 centímetros de gordura abdominal em 4 semanas?
- SOS Mau Hálito: dentistas usam até laser para tentar resolver o problema
- Descoberta nova forma de detecção precoce de câncer no pâncreas
+ Comentadas
- Método permite ler mente de pessoas 'presas' nos próprios corpos
- Meninas de 6 anos já não se acham inteligentes e desistem de atividades
+ EnviadasÍndice