Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2004 - 04h49

Novo aparelho usa luz contra rugas e manchas

Publicidade

LARA SCHULZE
free-lance para a Folha de S.Paulo

Proteger-se adequadamente da luz solar é uma das orientações para evitar o câncer e também o envelhecimento precoce da pele. Mas nem todas as luzes são prejudiciais à derme. No consultório médico e, se bem utilizada, a radiação luminosa pode reduzir rugas e manchas e deixar a pele com uma textura mais suave e uma aparência mais jovem. É o que promete o Gentle Waves, que usa uma tecnologia conhecida como fotomodulação de luz emitida por diodo (LED).

Recentemente lançado nos Estados Unidos e aprovado pela FDA (agência americana que regulamenta remédios, equipamentos médicos e alimentos), o aparelho possui 2.000 lâmpadas amarelas que lançam luz de baixa intensidade sobre a pele. A emissão da luz é regulada de modo a estimular os fibroblastos, que são as células da derme responsáveis pela produção de colágeno, explica o dermatologista Otávio Macedo, que está trazendo a novidade para o país.

"O funcionamento do equipamento na pele é semelhante ao processo de fotossíntese", afirma Macedo, membro da Academia Americana de Dermatologia. As células captam a luz e a transformam em energia para ativar os fibroblastos. Além disso, a luz inibe a ação de uma enzima, a colagenase, que destrói o colágeno.

Alexandre Felippo, coordenador do departamento de laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que o equipamento é mais uma opção no combate ao envelhecimento da pele. Em comparação com outras técnicas, como o Thermacool (um tipo de laser) e até mesmo o "peeling", o Gentle Waves é considerado suave.

O novo aparelho pode ser usado no rosto, no pescoço, no colo e nas mãos. O tratamento custa R$ 1.200 e é composto por oito sessões de três minutos cada uma. "Os resultados começam a ser percebidos a partir da sétima sessão", diz o dermatologista. De acordo com ele, o tratamento não tem contra-indicação. Já segundo Felippo, pessoas com sensibilidade à luz ou de pele negra devem tomar cuidado com tratamentos com luz, porque há risco de manchas ou queimaduras.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página