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31/05/2004 - 14h46

Moradores de países pobres consomem mais cigarro

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da Folha Online

O consumo de cigarros é maior nos países pobres do que entre os ricos. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% dos fumantes em todo o mundo (1,2 bilhão de pessoas) vivem em países em desenvolvimento. Dos 100 mil jovens que começam a fumar a cada dia, 80% são de países pobres.

Em termos nacionais, o hábito de fumar também é mais comum entre os mais pobres. A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2002/2003 mostra que as famílias com orçamento mensal menor ou igual a R$ 400 gastam quase cinco vezes mais da renda familiar com tabaco do que as famílias com renda acima de R$ 6.000. Também aponta que nas famílias com renda mensal menor ou igual a R$ 400 as despesas com fumo são quase duas vezes maiores do que o gasto com educação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o preço do cigarro no Brasil, o sexto mais barato do mundo, é estimulante para a manutenção do vício e o aumento de tabagistas. O preço é mais baixo por causa do baixo custo da produção, em especial da mão-de-obra da fumicultura. Segundo o ministério, mais de 500 mil famílias brasileiras trabalham na lavoura do fumo.

Pobreza

A dependência entre os mais pobres e as formas de exploração da mão-de-obra fez com que o Banco Mundial reconhece-se há mais de 10 anos que o tabagismo é um fator que agrava a pobreza e impede o desenvolvimento sustentável.

A informação é da coordenadora da Divisão de Controle de Tabagismo do Inca (Instituto Nacional de Câncer), Tânia Cavalcante. Para ela, a associação entre fumo e pobreza é perversa. "A dependência do tabaco obriga muitos trabalhadores a tirarem dinheiro que deveria ser usado para comprar alimentação, para comprar cigarros," disse.

Segundo Tânia, os pobres são mais vulneráveis aos apelos da propaganda tabagista. "A população de baixa renda tem menos acesso a informação e educação. Por conta disso, ela é um alvo perfeito para as estratégias da indústria do tabaco que promove os produtos como um passaporte para a felicidade e para o sucesso."

Com Agência Brasil

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